Nesta quarta-feira, 02, a Prefeitura Municipal de Socorro, através da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), encerrou a segunda edição do Feirão de Oportunidades. Nos dois dias de evento, realizado em comemoração ao Dia do Trabalhador, cerca de 6.000 pessoas participaram da ação que teve como principal objetivo capacitar os cidadãos e encaminhá-los para o mercado de trabalho.
A segunda edição do Feirão de Oportunidades, trouxe para a população socorrense a oportunidade de se candidatar a vagas diretas de emprego, além de mais de 20 modalidades de cursos profissionalizantes gratuitos, entre eles, auxiliar de produção, de logística, de expedição, de manutenção, operador de caixa, atendente de clínica, agente de limpeza, zelador, assistente administrativo, RH, estoquista e repositor.
O início das aulas está previsto para o próximo dia 01 de junho, com um total de 2.500 alunos inscritos.
De acordo com o secretário da Semtrab, Alessandro Santos, a procura da população pelos serviços ofertados pela secretaria mostra a confiança dos cidadãos no trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Alguns cursos já foram esgotados e as turmas todas preenchidas. Ficamos muito felizes em poder oferecer cerca de 200 oportunidades de vagas para cadastro reserva e contratação imediata, destinada aos três principais setores de emprego no município que são o comércio, indústria e produção. A procura maior está sendo pelo curso de auxiliar de produção e logística, por conta das fábricas que estão chegando em nosso município e em Sergipe”, explica.
O Feirão de Oportunidades contou com a parceria do Ciee, armazenando dados dos jovens e realizando o encaminhado para vagas de estágio e jovem aprendiz. Outro importante parceiro foi a Microlins, que ministrou aulas de informática.
“Contamos também com o apoio da Secretaria de Saúde (SMS), realizando testes rápidos de Sífilis e HIV, aferição de pressão e teste de glicemia. Sabemos que as doenças sexualmente transmissíveis estão cada vez mais frequentes em todos os públicos. É muito comum encontrar jovens e até mesmo idosos com essas doenças, por isso que essa parceria é muito bacana, pois enquanto as pessoas estão na fila esperando o atendimento, passa aqui e faz o teste e, o resultado entregamos em 15 minutos, dependendo do resultado, o paciente é encaminhado direto para o laboratório”, explica o enfermeiro Maiko Antônio, apoiador da Coordenação da Atenção Básica.
A dona de casa Jéssica Maria, que está sem trabalhar a três meses, aproveitou o Feirão de Oportunidades para tentar voltar ao mercado de trabalho. “Eu me mudei para cá tem pouco tempo. Morava em Pernambuco e até agora não consegui nada. Parabenizo a iniciativa do feirão, pois além de nos dar esperança, a chance de sair empregada é muito grande e, também pelos métodos para capacitar os moradores da cidade”, revela.
Por: Giovane Mangueira
Fotos: Edilson Menezes
Confira galeria: