O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Vulneráveis (Ibama), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), alerta toda a população sobre o período de proteção ao caranguejo-uçá.
A proteção do crustáceo corresponde ao período conhecido como “andada”, ou seja, período em que machos e fêmeas saem das tocas para acasalar e colocar ovos, ficando mais frágeis para a captura.
O período de defeso do caranguejo-uçá, está sendo realizado em quatro etapas, todas elas executadas nas fases de lua cheia. O segundo período de defeso começa no próximo dia primeiro de fevereiro e segue até o próximo dia seis, e será novamente executado entre os dias 16 e 21 de fevereiro.
Segundo a Smap os estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar ao Ibama, localizado na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1548 – Capucho, em Aracaju, a relação detalhada do estoque do animal que possuem, até o último dia útil que antecede cada período da andada.
Os estoques transportados devem estar acompanhados desde a origem até o destino final e de autorização emitida pelo órgão.