Na manhã desta sexta-feira, 03, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou a sétima edição da Blitz Ambiental. Dessa vez a ação foi realizada no Conjunto Marcos Freire I, em frente ao shopping da cidade.
Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre importância do descarte regular de lixo, cerca de 16 jovens aprendizes foram às ruas para recolher resíduos dos condutores e encaminhar para a Associação Reviravolta.
Em apenas quatro horas recolhendo o material, os jovens aprendizes da Sema conseguiram recolher aproximadamente 200kg de material reciclável. “Muitas vezes as pessoas quando têm lixo dentro do carro, jogam pela janela e isso faz com que o meio ambiente seja poluído, contribuindo também para as enchentes em tempo de chuva. Estamos tendo um resultado muito positivo, porque as pessoas estão nos entregando todos os resíduos que provavelmente seriam descartados de qualquer jeito”, explica a educadora ambiental, Yasmin Gomes.
A jovem aprendiz, Willyane Lima, informa que esse trabalho não é individual e requer a colaboração de todos. “Estamos passando de carro em carro, informando sobre o trabalho que a população precisa desenvolver. Queremos mostrar que todos têm o dever de cuidar do seu lixo, fazer o descarte de maneira correta e essa blitz é justamente para confirmar que todos carregam resíduos consigo, mesmo sendo um único item e precisam ir para o lugar certo”, conta Willyane.
De acordo com a corretora de imóveis, Katia Maria, grande parte dos transtornos ambientais são causados pelo descuido da população. “Essa ação da Prefeitura de Socorro é muito importante, além de manter a cidade limpa, os jovens acabam nos ensinando o que de fato deve ser feito, mas cabe a nós fazer o correto e seguir as instruções passadas”, revela.