Com o objetivo de resgatar memórias literárias, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), deu início, na manhã desta segunda-feira, 22, a Semana do Folclore Sergipano, na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério.
Seguindo a programação, alunos da rede estadual tiveram a oportunidade de conhecer lendas do folclore com exposições de brinquedos feitos com materiais recicláveis, oficinas, brincadeiras e cinema, além de assistir às apresentações do Instituto Mangaliza e do Grupo de Capoeira Sete Quedas. Segundo o coordenador de eventos, Adelson Santos, o encontro também serviu para mostrar a importância de preservar o meio ambiente. “É necessário mostrar às crianças como todos os brinquedos que tem aqui foram feitos com materiais recicláveis. E juntando as boas práticas com essa data tão especial para a cultura, fica tudo lindo e perfeito”, disse Adelson.
Quem se divertiu muito no encontro foi a estudante Maria de Fátima, de 7 anos, que logo foi assistir a história da Cuca, sua lenda preferida. “Eu estou amando tudo. Brinquei bastante com minhas amigas, mas logo eu vim ver a Cuca, acho engraçado e é divertido”, disse Fátima.
A coordenadora do Colégio Estadual Marinalva Alves, de 40 anos, explicou a importância de mostrar culturas antigas para os alunos da rede. “Eu acredito que esse encontro cultural é um resgate da nossa cultura, tradições. E para os alunos, e para quem ainda não conhece essas histórias, é importante conhecer nossas origens e tradições”, disse.
A Semcult também preparou uma homenagem para abrilhantar o planejamento do festejo. Socorrense, ator e diretor, Tonhão, como é popularmente conhecido, é considerado um dos maiores nomes do Grupo Imbuaça de Teatro, que é bastante reconhecido e valorizado pela cultura. “Decidimos fazer essa homenagem no dia do folclore por ele representar tão bem essa data. Ele é um fazedor de cultura do nosso município que sempre se dedicou ao folclore e às artes cênicas. E para gente é imensurável a sensação de estar elogiando o mestre Tonhão”, explicou o Diretor da Praça da Cultura, Alex Carvalho.
A homenagem é a oportunidade de dar continuidade a um projeto antigo do ator que se chama Memorial dos Fazedores de Cultura, que é um memorial de artistas da terra que serviram histórias e arte para a cidade.
As atividades são abertas ao público a partir das 9h, na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério, e seguirão até o dia 23 de agosto. Logo após, nos dias 25, 26 e 27, a exposição estará no Shopping Prêmio com as mesmas atividades. E para finalizar, no dia 28, o evento terá como palco o Fórum Desembargador Barreto, no Marcos Freire II, que terá como objetivo mostrar à população socorrense as diversidades do folclore brasileiro e o folclore do município.