Os dois dias do II Encontro Pedagógico promoveram a interação entre os docentes, além da troca de conhecimento e aprimoramento da educação
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã e tarde desta sexta-feira, 16, o segundo e último dia do II Encontro Pedagógico 2018, que teve como tema “Todos unidos por uma reorganização curricular municipal”. Mais de 400 professores da rede participaram das oficinas e palestras que foram executadas na Faculdade São Luís de França e marcaram o encerramento das atividades.
O evento iniciou-se com uma dinâmica de acolhimento, na parte externa do local, desenvolvida pelas professoras Mônica Tavares, Fátima Colares e Necléa Dantas, envolvendo todo o corpo docente, a fim de criar um momento de interação e relaxamento. Ao todo seis oficinas de capacitação foram executadas entre os professores da rede abordando temas como Ensino Fundamental: anos iniciais e finais, EJA, Educação Física, Educação Especial, é Professores Readaptados.
A secretária adjunta de Educação, Cláudia Regina, ressalta que as oficinas são de extrema importância para os professores socorrenses. “Em todo o momento que recebemos os nossos professores, percebemos a importância e o ganho da troca de experiência no dia-a-dia na profissão da docência. Vejo o dia de hoje como um momento ímpar e acrescento a esse ganho também da apresentação que se fez e do estudo apurado da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso município deu um grande passo à frente, pois já sentamos e nos juntamos em torno dessa boa nova”.
A coordenadora do núcleo de estudos, pesquisa em avaliação curricular (Nepac) da Secretária de Estado da Educação (Seed), Jonily Cheyenne, ministrou a palestra abordando a temática BNCC e Avaliação para os professores que participaram da oficina ensino fundamental, anos finais e EJA.
Já o professor Erineto Vieira, ministrou a oficina Ensino Fundamental II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na qual foi realizada a distribuição do roteiro com perguntas e respostas sobre o BNCC e os descritores da matriz de referência da Prova Brasil. “As oficinas propostas pela Semed, foram idealizada com o objetivo de discutir a implementação da BNCC na rede municipal de ensino. Essa nova legislação tem que ser adequada a toda rede, portanto, teremos agora um parâmetro mínimo de educação para todas as escolas. O município de Nossa Senhora do Socorro saiu na frente e avançamos no debate com discussões profundas, oficinas de aprendizagem e realizando um debate mais particularizado em cada segmento para discutir a BNCC”, informou.
O professor de Língua Portuguesa, Erisvaldo Silva Santos, lotado na Escola Municipal Gentil Daltro, ressaltou a competência da atual gestão quanto a capacitação do docentes e ao ensino dos socorrenses. “Como professor sinto-me acolhido com condições plenas de promover um ensino pertinente frente ao município de Nossa Senhora do Socorro. Mediante condições ofertadas pela gestão municipal de educação em valorizar e possibilitar condições plenas para um ensino de qualidade, através dos encontros pedagógicos, oficinas e da formação continuada, em prol da educação, bem como, um trabalho direcionado da efetiva implementação do que é preconizado na BNCC”, concluiu.
Fotos: Edilson Menezes
Confira a galeria de fotos: