A ação oferece apoio pedagógico às turmas de Correção de Fluxo e incentiva o hábito da leitura
Estudantes da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro participam da Oficina Meu Mundo, Minha História. A iniciativa é uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada por meio do Departamento de Gestão de Educação e Aprendizagem e Departamento de Educação, por intermédio da Coordenação de Correção de Fluxo e do Projeto Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo.
O projeto visa proporcionar às turmas de Correção de Fluxo da Rede de Ensino o apoio pedagógico no o que diz respeito a alfabetização e incentivo à leitura. Ao total, oito escolas, sendo 10 turmas, participarão da iniciativa. A coordenadora do grupo Tecendo História no Lugar onde Vivo, Fátima Beatriz Colares, destaca que a iniciativa atende a meta 7.6, do Plano Municipal de Educação, Lei n°1098, de 18 de junho de 2015, que destaca a necessidade de incentivar a utilização de obras literárias do acervo do Programa Nacional do Livro Didático e Programa Leitura/Biblioteca na Escola.
Segundo Fátima Colares, a intervenção nas escolas irá intensificar o trabalho de leitura com esse público e, ainda, refletirá de maneira positiva na autoestima dos estudantes. “O intuito é ampliar o repertório cultural e literário desses alunos. Por meio de oficinas de contação de história, mediação de leitura, formação de leitores e criação das próprias histórias, entre outros métodos, busca-se tornar esses alunos protagonistas das próprias histórias, com foco na proposta do multiletramento”, explica.
Ao comentar acerca das ações exitosas do Tecendo História no Lugar onde Vivo, Fátima Beatriz Calares frisa que é notório o empenho de toda a equipe. “A oficineira Julia Caianara e o músico Márzio Cardoso reconhecem a importância de apresentar o universo artístico aos alunos. São essas iniciativas que refletem na melhoria da qualidade do ensino e numa formação integral”, reconhece.
Fortalecer o ensino e aprendizagem
Segundo a coordenadora da Correção de Fluxos, Andrea Carla Mattos, a iniciativa demostra a responsabilidade e o comprometimento da Semed em buscar implementar ações que apresentam como resultado avanços na qualidade da educação. “É uma excelente estratégia para correção de fluxos dos alunos com distorção idade-série observadas nas escolas do município. O programa visa melhorar a qualidade do aprendizado diagnosticado e combater as causas desses discentes serem alfabetizados”, apresenta.
Ainda de acordo com Andrea Carla Mattos, a iniciativa irá atender estudantes do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental, com faixa etária de 9 a 14 anos. “A ação é de suma importância para cada vez mais despertar o interesse dos alunos pelos estudos. Assim, irá refletir na autoestima dessas crianças e ainda fomentar o processo de ensino e aprendizagem”, adiciona.
Oficinas
As oficinas proporcionam momentos lúdicos de interação nas turmas utilizando as diversas linguagens, tais como: gestualidade, oralidade e musicalidade. Por intermédio de dinâmicas, jogos, músicas, brincadeiras, contos para envolver e despertar o interesse dos estudantes no universo da leitura e do conhecimento.
Iniciativa atende ao que é proposto no Currículo de Sergipe
A diretora do Departamento de Educação, professora Andreza Mattos, esclarece que o projeto tem como foco o incentivo à leitura, assim como as habilidades propostas pelo Currículo de Sergipe conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “ Com todas as ações articuladas o aluno que está em situação de distorção idade-série terá a oportunidade de transformar sua vida estudantil numa trajetória de sucesso escolar”, ressalta.
Comunidade Escolar elogia a iniciativa
A Escola Municipal Manoel de Jesus, no Parque dos Fárois, é uma das unidades de ensino que participa do projeto e toda a comunidade escolar elogiou a iniciativa. Para a professora Jucileide Santana de Campos Oliveira, a ação irá colaborar e fortalecer o trabalho realizado em sala de aula. “O projeto irá refletir de forma benéfica, os estudantes irão aprender por meio de atividades lúdicas e brincadeiras”, parabenizou.
O aluno do 4° ano, da Escola Municipal Manoel de Jesus, Josivan Santos, não disfarçou a alegria ao participar da oficina. “Estou amando as atividades. É maravilhoso ter uma aula diferenciada com música, aprendizado e muita diversão”, disse.
Compartilhando desta mesma opinião, Kauan César de Oliveira Santos, também estudante do 4° ano, da Escola Municipal Manoel de Jesus, também gostou das dinâmicas. “Essa atividade é muito interessante, o melhor é mostrar que somos capazes de aprender independente de já termos reprovado”, declarou.
Unidades de ensino que participam da iniciativa
Participam das oficinas os alunos das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Apulcro Mota, Escola Municipal Doutor João Garcez Viana, Escola Municipal Josefa de Santana, Escola Municipal João Vasconcelos Prado, Escola Municipal Manoel de Jesus Silva, Escola Municipal Manoel Cunha e Escola Municipal Pedro Moreira Filho.
Por: Lívia Lessa