Início Educação Semed participa do Encontro Técnico do Conselho Estadual de Educação de Sergipe

Semed participa do Encontro Técnico do Conselho Estadual de Educação de Sergipe

25
0

Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nossa Senhora do Socorro participaram na tarde dessa quarta-feira, dia 30, do Encontro Técnico do Conselho Estadual de Educação de Sergipe. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SE) e conta com as parcerias da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen-SE), além do apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

O Entec 2023 teve como tema “Educação Inclusiva: desafios e materialidade”, com o objetivo de contribuir com a eficiência das ações do sistema educativo de Sergipe, disponibilizando informações úteis e promovendo a troca de experiências.

A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, participou como uma das palestrantes, convidada representando a Undime Nordeste. O encontro contou também com as palestras da Professora Rejane Maia, do Estado de Pernambuco, representando a Rede Particular e a presença ilustre do Professor Décio Guimarães, do Ministério da Educação.

A Psicopedagoga do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), Arleide Mota, explica que as palestras foram muito proveitosas, visto que cada palestrante trouxe as suas informações relacionadas as redes de ensino e educação inclusiva. “No encontro também foi apresentada novas políticas públicas que agregarão bastante no desenvolvimento da Educação. Ao final foi gratificante ver a Secretária Josevanda Franco palestrando, buscando grandes transformações”, ressalta.

“Nos últimos anos, os desafios da inclusão têm se tornado ainda maiores. O quantitativo de alunos, principalmente com transtorno do espectro autista (TEA), aumentou de forma significativa. Com isso, a atuação dos profissionais da educação enfrentam situações novas e complexas. Alunos com TEA demandam níveis de suporte diferenciados, um dos outros, desta forma, a necessidade de novas estratégias e conhecimentos de diferentes áreas precisam ser buscadas diariamente. As discussões de hoje apontaram todos esses desafios atuais da educação Inclusiva, mostrando que necessitamos urgentemente de orientações normativas para nos ajudar a atender as necessidades de nossos alunos”, destaca a Assessora Técnico Pedagógica da Semed, Sandra Baldin.

“Para a Undime, se associar a outros organismos como o Conselho Estadual e a Fenem, representa um avanço para construção de marcos regulatórios que possam promover a melhoria da qualidade dos serviços educacionais, notadamente, para crianças e adolescentes com demandas educacionais diferenciadas”, assegura a Secretária de Educação, Josevanda Franco.

COMPARTILHAR