Diversão, alegria e as crianças sendo protagonistas das suas histórias. Assim, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, dia 26, o I Encontro Municipal de Contadores de Histórias da Educação Infantil.
O evento foi realizado no Centro Cultural Gilson Prado Barreto e contou com a participação dos alunos da Educação Infantil, professores, equipes diretivas, além da animação do professor Danielson Barreto com o Grupo de Contações de Histórias Sherazzade, que dirigiu as apresentações.
O encontro é uma ação do projeto ‘Pequenos Leitores e Escritores’ que faz parte da proposta pedagógica da Educação Infantil para este ano letivo. A contação de história, utilizada a partir dos eixos estruturantes das interações e brincadeiras, eleva a criança à condição de protagonista da aprendizagem, como orientam a BNCC e o Currículo de Sergipe.
Para as professoras Nadjan Soares e Maria Gilda da Escola Municipal Leonel Brizola o momento foi de fundamental importância. “Esse encontro oportuniza as crianças se apresentarem e serem protagonistas de suas próprias histórias, e a contação é uma prática pedagógica que faz parte do nosso planejamento”, explica. As suas alunas apresentaram a contação de história “O jacarezinho egoísta”, reforçando com seus colegas a importância da colaboração, empatia e solidariedade.
A Coordenadora da Educação Infantil da Semed, Elane dos Santos, afirma que o encontro apresenta toda a valorização da cultura da infância. “As nossas crianças estão aqui hoje contando as suas histórias, que foram trabalhadas em sala de aula pelos nossos professores. Estamos aprendendo as travessias do currículo de Sergipe, favorecendo os aprendizados dos nossos alunos”, destaca.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, ressalta que estimular o protagonismo significa permitir um desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. “A Semed tem todo um cuidado e o planejamento pedagógico para que o protagonismo seja objeto de várias iniciativas e experiências de trabalho”, garante.