A Secretaria Municipal de Educação de Socorro (Semed), promoveu de forma virtual, na noite dessa terça-feira, dia 8, a abertura da III Jornada Pedagógica voltada à preparação dos professores para o ano letivo de 2021, com o tema “Educação e tecnologia: ressignificando saberes na ação pedagógica”. Com o objetivo de atualizar e compartilhar o conhecimento entre os participantes, a jornada é momento para reflexão, debate e tomada de decisões relacionadas às ações pedagógicas.
O evento será realizado em três dias para que os professores tenham acesso às informações de forma organizada. Na primeira noite, a Semed realizou a aula de abertura com o “Webinar: Alfabetização Midiática e Gamificação na Sala de Aula”, apresentado pelo Prof. MSc. Fabiano Oliveira.
“Este momento de pandemia, adiantou para nós em 10 anos, aquilo que vivenciaríamos em 2030, ou seja, a tecnologia na prática. Fui convidado para conversar com os professores da Rede Municipal de Socorro e salientar o quanto é importante que esses profissionais estejam abertos ao novo. Não dá para negar a tecnologia na sala de aula, o mundo está exigindo que as inovações estejam presentes”, destaca o professor Fabiano Oliveira.
De acordo com a professora Simone Fonseca, da Escola Municipal João Paulo II, a iniciativa da Semed potencializa a reflexão e o debate a respeito das estratégias metodológicas para inserir as tecnologias nas aulas. “A Semed teve a iniciativa de elaborar uma programação diversificada, de forma remota, com webinários trazendo palestrantes para que possamos refletir e debater a importância das estratégias metodológicas diferenciadas com a inserção das tecnologias. O palestrante mostrou que é possível adequar sua proposta metodológica e produzir recursos didáticos para as aulas remotas com materiais de baixo custo, utilizando a criatividade”, afirma a professora.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, participou da abertura da Jornada Pedagógica e enfatiza que os desafios impostos pela pandemia precisam ser superados com atualizações que agreguem o conhecimento, visando a melhoria contínua nos processos educacionais.
“Precisamos pensar nos desafios para aprendizagem durante o período de pandemia e três elementos são fundamentais, os pilares do nosso trabalho: prover um engajamento dos alunos, qualificar a docência para o trabalho com o ensino remoto (algo que não estávamos habituados) e adotar ações voltadas para a recuperação e aceleração do aprendizado. A Semed tem buscado alternativas para o imediatismo de uma escola que não está à distância, mas que se faz remotamente, neste momento diferenciado das relações humanas. Vivenciamos uma escola cujo a transmissão dos objetos do conhecimento se encontram num plano posterior, visto que prioritariamente, nos cabe contribuir para que os nossos alunos possam lidar melhor com seus próprios sentimentos”, ressalta a Secretária.
A Jornada Pedagógica segue nesta quarta-feira, dia 9, com apresentação do webinar “Educação Socioemocional: acolhendo quem acolhe” com as professoras Sandra Baldin, Néclea Dantas e Fabiana Araújo; já na quinta-feira, dia 10, a professora Carolina Westrup apresenta o webinar “Educomunicação em uma sociedade conectada: experiências e novos desafios”.