A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou uma ação de busca ativa escolar para as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abertas para o segundo semestre do ano letivo de 2023. Com o intuito de apresentar as informações sobre a importância da conclusão dos estudos, as Coordenadoras da EJA e da Busca Ativa percorreram as ruas do bairro Piabeta, divulgando a abertura das matrículas e as escolas disponíveis para a modalidade.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade para que os jovens (acima de 15 anos), adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental, possam estudar e concluir os estudos. Com a busca ativa, a Semed pretende aumentar o quantitativo de matrículas para que mais cidadãos tenham acesso ao ensino nas unidades escolares.
“O objetivo principal dessa ação é chegar até as pessoas que, seja por desconhecimento, dificuldade ou outros impedimentos, não têm acesso à escola. Para isso estamos indo as comunidades para divulgar a oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos, especificamente nesse momento”, destaca a Coordenadora da Busca Ativa, Ilda Feitosa.
Já a Coordenadora da EJA, Claúdia Campos, explique que a busca ativa na EJA tem um papel essencial no enfrentamento da evasão e exclusão escolar. “Sabemos que é preciso fazer um trabalho de conscientização e estímulo aos estudantes da EJA que muitos anos desistiram de estudar e o contato individualizado, de explicar de como funciona a modalidade, é de suma importância, reforçando a motivação das pessoas a voltarem aos estudos. Ações como esta fazem toda diferença, principalmente mostrando o que a escola pode oferecer para realização de seu projeto pessoal”, ressalta.