Início Educação Semed recebe certificação por implementação de ações de educação inclusiva nas escolas...

Semed recebe certificação por implementação de ações de educação inclusiva nas escolas do município

161
2

No último dia 24, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu da Academia Sergipana de Letras Brasil-Suíça, certificação pelo trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, com crianças e jovens portadoras de deficiência, matriculados na rede municipal de ensino.

A iniciativa beneficia aproximadamente 360 alunos com deficiência matriculados na rede, que são assistidos tanto em sala de recursos, bem como atendimento e núcleo de apoio especializado, como também pela equipe multidisciplinar da Semed, formada por, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e professor de estimulação precoce, especialista em atendimento educacional especializado.

De acordo com a coordenadora de educação inclusiva, Ana Maria dos Santos Silva, desde o início desta gestão, o número de assistidos dobrou. “Começamos atendendo pouco mais de 100 portadores de deficiência, hoje, já passamos de 350. Todas as escolas de Socorro estão aptas a receber essas pessoas. E esse certificado que nós recebemos foi por merecimento, por desempenhar esse serviço voltado aos direitos humanos, ao trabalho desenvolvido no município e pela proposta de inclusão desenvolvida pelos profissionais da Semed”, informa Ana Maria.

Ainda de acordo com Ana Maria, os resultados são muito bons, mas o objetivo é ampliar os atendimentos e receber cerca de 100% dos deficientes que residem no município. “Queremos que os estudantes recebam a melhor educação possível, para que, além da inclusão efetiva deles em sala de aula, tenham acesso de fato ao aprendizado. Muitos dos nossos alunos com deficiência estão matriculados em cursos profissionalizantes e até mesmo inseridos no mercado de trabalho”, conta Ana Maria.

A coordenadora conta ainda, que esses alunos têm um tratamento exclusivo, o chamado atendimento especializado, oferecido no horário regular, onde os cidadãos estudam com outros colegas de sala e em outro turno, vão para sala de recursos, complementar o conteúdo. “O resultado disso tudo, é que nós temos, autistas, por exemplo, que fazem leituras e escrevem perfeitamente. Além desse resultado, os pais desses alunos dão depoimentos maravilhosos sobre a evolução dos filhos, alguns não acreditavam no trabalho da rede municipal e hoje fazem questão da frequência das crianças na escola. Ficamos lisonjeados com o recebimento dessa certificação, e ela só nos motiva a trabalhar para avançar cada vez mais”, revela Ana Maria.

 

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro e o Pe Inaldo, bem como, a Secretaria Municipal de Educação e as Secretárias Marieta e Claudia (Sec Adjunta) pelo carinho, acolhida e Serviços prestados aos alunos deficientes de Socorro. É justa a Honra ao Mérito por grande trabalho inclusivo e conferida tais ações por nós que fazemos o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Município. É com muita alegria que podemos ver o trabalho que Ana Maria e equipe que também é nossa Conselheira representando a SEMED vem desenvolvendo junto aos nossos alunos deficientes e extensiva as famílias que se orgulham pelos grandes ensinos e atividades de qualidades realizadas em nossas escolas.
    Samuel Fernandes – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Socorro e todo o Colegiado.

  2. Trabalho,compromisso e amor ao próximo é o que move esse setor tão especial que é o da Educação Inclusiva.
    Parabéns a todos os envolvidos!

Comments are closed.