Comunidade do Conjunto Jardim foi a última a receber a visita dos técnicos da Prefeitura que levaram informações sobre a elaboração da Planta Genérica de Valores
Com a participação lideranças comunitárias, cidadãos e autoridades municipais a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), finalizou nesta segunda-feira, 30, a série de audiências realizadas pelo Prefeitura com o objetivo de discutir com a população socorrense a obrigatoriedade de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município, além de temas como o levantamento do quantitativo de imóveis existentes hoje em Socorro e a planta de valores venais dos imóveis, ações estas que promoverão a valorização das construções.
As audiências serviram também para aproximar a Gestão Municipal das comunidades, a fim de conhecer de perto as necessidades e anseios da população socorrense, para que os valores arrecadados, através do IPTU, possam ser revertidos em ações estruturantes para população. O diretor de tributos do município, Carlos Rêgo, representou a secretária Iraci Lima, e destacou a importância dos debates. “Realizamos audiências na Sede e nos Conjuntos Marcos Freire e Jardim, para que pudéssemos ter uma visão geral da situação do município. Isso é importante, pois é através dessas informações que poderemos atuar de forma efetiva”, explica.
Durante os debates os técnicos da Semfaz fizeram questão de apresentar aos participantes como é realizado o cálculo dos valores do IPTU, além de sanar dúvidas sobre titulação e valorização dos imóveis, usucapião e como e onde serão investidos os valores arrecadados com o imposto, que volta através de ações e serviços para a população. “Explicar todas essas questões para os cidadãos é vital, afinal eles precisam saber como e onde será investido o imposto pago por eles. Em Socorro não há um déficit muito grande, com relação ao pagamento do IPTU, um fator muito ruim para a arrecadação municipal que fica prejudicada. Estamos trabalhando para mudar essa realidade e proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos”, garante Carlos.
Com a conclusão das audiências e em posse de todas as informações colhidas junto à população, será agora iniciado o processo de construção da nova planta de valores, bem como a base de cálculo para o IPTU, além do plano de ações que começará a ser executado. A última audiência contou com a participação do secretário de Controle Interno, Valter de Souza, de Comunicação, Renato Nogueira, além de representantes da Defesa Civil e Guarda Municipal.
Divulgação
Uma grande ação de divulgação foi montada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a fim de atrair o maior número possível de cidadãos para participar dos debates. Convites e coberturas jornalísticas foram realizadas e veiculadas através do site e das redes sociais oficiais da Prefeitura, bem como em sites informativos de todo o estado, jornais impressos de grande circulação, entrevistas em rádios, carros de som nas comunidades e panfletagem nas ruas do município.
Fotos: Edilson Menezes