Início Educação Seminário de Educação é realizado em Socorro

Seminário de Educação é realizado em Socorro

61
0


O município de Socorro sedia nesta quarta-feira, 13, o I Seminário sobre Políticas Públicas Educacionais e a Importância do Plano Municipal de Educação (PME). O evento tem como objetivos colaborar com as ações das Secretarias Municipais da Educação na construção do Plano Municipal; contribuir com a disseminação de metodologias participativas na construção de um Plano e fomentar o debate entre instituições públicas, governo e sociedade em torno das questões educacionais dos municípios.

O secretário da Fazenda, Carlos Américo, fez a abertura do Seminário, representando o prefeito de Socorro, Fábio Henrique. “A Educação tem sofrido mudanças muito grandes, assim como a Saúde, entre outras esferas. Também contamos com os avanços da internet, computadores, celulares e novas tecnologias. Mas, nada funciona sem as pessoas e os planejamentos. Por isso esse encontro é de extrema importância. Desejo um êxito muito grande nessa reunião”, declarou ele.

Carlos Américo também comentou sobre um dos assuntos que serão debatidos no Seminário: o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “O Fundeb nos dá um auxílio muito grande nas aplicações dos recursos da Educação”, disse. “Nós que representamos o Fundeb, quando temos uma oportunidade como essa, abraçamos a causa para que possamos, juntos, mudar e planejar novas políticas públicas”, afirmou a coordenadora do Conselho Municipal do Fundeb em Socorro, Denise Moraes.

Segundo a secretária adjunta da Educação de Socorro, Ednalva Bomfim, que também está representando o Secretário Municipal da Educação, Wellington Mangueira, os professores da rede estão engajados nesse encontro. “Faremos outros para que no futuro possamos fazer nosso Plano Municipal da Educação, que será agregado ao Plano Estadual da Educação”, disse ela.

Após a abertura do I Seminário sobre Políticas Públicas Educacionais e a Importância do PME, a coordenadora do Curso de Graduação em Educação do Campo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora doutora Sônia Meire, ministrou uma palestra com o tema: “As exigências do Plano Nacional de Educação (PNE) e o PME”.

Participam do evento, que ocorre até às 18 horas desta quarta-feira, no auditório do SESC, no conjunto Marcos Freire I, professores e gestores da rede pública, militantes da educação popular, dos movimentos sociais e sindicais que atuam na Educação; conselhos de direito; comitês; movimentos estudantis; membros da comunidade escolar e professores dos municípios de Socorro, Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Itaporanga D’Ajuda. Secretários municipais, entre outras autoridades socorrenses também prestigiaram o evento.

Seminário – O Departamento de Educação, o Grupo de Pesquisa, Educação e Movimentos Sociais e os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFS, organizaram o Seminário para debater a importância do PME como norteador das políticas públicas. Tendo em vista a emergência da aprovação do novo PNE (2011-2020), torna-se necessário que todos os entes federados se organizem em torno da universalização com qualidade na Educação Básica.

COMPARTILHAR