Início Meio Ambiente Semma realiza mais uma edição da Blitz Ambiental

Semma realiza mais uma edição da Blitz Ambiental

90
0

Na manhã desta quarta-feira, 07, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou no Povoado Santa Cecília, a terceira edição da blitz ambiental. A blitz tem como objetivo conscientizar a população dos danos que podem ser causados com o descarte irregular do lixo e recolher materiais recicláveis, além disso, os moradores que levaram objetos que pudessem ser reciclados ou reaproveitados, receberam brindes em troca.

De acordo com o secretário da Semma, Halisson de Souza, a ação visa conscientizar os moradores sobre a importância de separar o lixo e não descartar de forma irregular. “Todos nós sabemos que preservar o meio ambiente é vital para nossa qualidade de vida e, essas atividades servem justamente para conscientizar a população, mostrando a importância de reciclar esse material e demonstrar como ele pode ser reutilizado, além de gerar renda para várias famílias”, informa Halisson.

A assistente social Eliana Gomes, relata que pela dificuldade de encontrar coleta seletiva na região, guarda todos os produtos em casa e viu nessa ação o momento correto de fazer o descarte. “Uma ação muito importante para a comunidade do Santa Cecília. Guardo meus materiais recicláveis para fazer o descarte correto. Eu acumulo todo meu material em casa, evitando jogar de qualquer jeito e evitando também o surgimento de insetos transmissores de doenças”, revela Eliana.

Quem também comemorou a  ação foi a assistente financeira da Cooperativa de Reciclagem do Povoado Santa Cecilia, Angela Cristina, pois segundo ela, são nessas ações que a renda das famílias envolvidas na cooperativa aumenta. “Todos nós da cooperativa ficamos felizes com essas ações, afinal são elas que nos ajudam a ter material para produzir e poder vender os produtos já reciclados. Quanto mais a comunidade participa, melhor para nós”, explica.

Durante duas semanas, a turma de jovens aprendizes da Semma, os agentes ambientais, estiveram na comunidade para conversar com a população e explicar sobre o objetivo da ação. Uma das jovens aprendizes,  é Willyane Lima, que junto à turma busca soluções para reduzir o descarte irregular dos lixos e conscientizar cada vez mais sobre os prejuízos causados pelo descarte irregular desse material.

“Nós fazemos um trabalho de conscientização, para que as famílias diminuam a quantidade de lixo e que esses materiais possam ser reciclados. Eu acho que as pessoas não precisam somente de conscientização, mas, precisam ter mais sensibilidade, porque na maioria das vezes, têm consciência de que não é correto e mesmo assim faz, ou seja, precisam ser mais sensíveis, pensar mais no próximo”, ressalta.

Fotos: Edilson Menezes

Confira galeria de fotos da ação:

 

COMPARTILHAR