Diariamente vassouras, pás, enxadas e gadanhos manuseados por agentes de limpeza do de Nossa Senhora do Socorro podem ser vistos pela população que acompanha a execução dos serviços de capinação, varrição e coleta de resíduos. A ação rotineira, desenvolvida pela prefeitura, através da Diretoria de Limpeza e Serviços Urbanos (Limpurb), busca deixar a cidade cada vez mais limpa e organizada. Na manhã desta sexta, 20, os moradores do Marcos Freire II conferiram de perto a atuação dos agentes.
A agente de limpeza Sandra Rodrigues diz ter orgulho em limpar as ruas da cidade que mora. "Cada vez que limpo fico realizada, pois quem não gosta de morar em um ambiente limpo. Então estou contribuindo para que minha cidade continue limpa. Só não gostamos quando as pessoas jogam lixo nos locais que limpamos há pouco tempo, pois parece que não valoriza nosso trabalho. Já tem outras que até nos agradecem deixando-nos felizes pelo reconhecimento", destacou.
O vendedor Jailton José dos Santos é um dos que fazem questão de reconhecer o trabalho dos agentes de limpeza. "Não tenho dúvidas que eles são de fundamental importância para que nossa cidade fique limpa. É notório que eles estão aqui frequentemente limpando e zelando pela limpeza das ruas. Esse deveria ser o pensamento de todo ser humano em querer zelar pelo que é nosso. Sou consciente e evito jogar lixo na rua. Por isso parabenizo a prefeitura e principalmente os agentes de limpeza", declarou.
Segundo o diretor do Limpurb, Carlos Augusto, os serviços de limpeza são realizados diariamente em ruas, avenidas, canais, cemitérios e feiras livres das comunidades socorrenses. "Nosso trabalho é contínuo, não para. Os agentes buscam sempre deixar nossa cidade limpa. Quando chega o período chuvoso nosso trabalho também é intensificado pela questão da prevenção contra a proliferação de insetos, a exemplo do Aedes aegypti, transmissor da dengue, por isso não podemos deixar acumular lixos em nossa cidade", destacou.
Conscientização
Pensando em conscientizar a população de Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria de Meio Ambiente, através da Limpurb, e em parceria com a Secretaria de Comunicação, distribui panfletos educativos em feiras livres e pontos estratégicos, orientando a população sobre a coleta seletiva, depósito regular do lixo doméstico, construção civil, entre outros cuidados no descarte de resíduos. "Frequentemente distribuímos os panfletos. Nosso objetivo é conscientizar a todos. Colocamos ainda em alguns locais placas educativas pedindo para não jogar lixo em praças e terrenos baldios, mas infelizmente muitas pessoas ainda tem o costume de fazer o contrário", explicou Carlos Augusto.
Ainda como iniciativa de evitar o depósito irregular de lixo em terrenos baldios, a Prefeitura de Socorro tem realizado a urbanização desses espaços. Exemplo disso é a construção de uma praça nas proximidades do final de linha do Fernando Collor, e também de um estacionamento para os ônibus que circulam pela localidade.