Teve início nesta segunda-feira, 9, a realização de exames médicos periódicos voltados para os servidores da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. A implantação do serviço de saúde ocupacional contará com exames admissionais, periódicos e demissionais ambos compostos por avaliações físicas e anamnese (questionário voltado às questões de saúde).
Segundo o médico do trabalho Dr. Hilson Ivo, o principal foco da realização desses exames é observar o estado de saúde do servidor. “É de extrema importância acompanhar a relação saúde e trabalho. Aqui estaremos realizando exames complementares, que variam de acordo com cada função como: de sangue, raio x, de tórax, fezes e urina e exames especializados”, explica.
“ Os exames são feitos principalmente para medir a taxa de glicose no sangue, colesterol e anemia. Saber dessas taxas é primordial, pois, algum trabalhador pode estar com essas taxas elevadas causando tonturas e mal estar. Tendo esse acompanhamento os servidores poderão detectar mais cedo as taxas de elevação”, afirmou a técnica de laboratório Jéssica Oliveira Santos.
Luiza da Cruz é servidora da prefeitura há 21 anos onde exerce a função de assessora de núcleo do Centro Administrativo. A trabalhadora ressalta os benefícios trazidos diante a iniciativa. “Para mim é correta a realização desses exames. Pois não precisamos nos deslocar e faltar o dia de trabalho”, diz.