Início Saúde SMS em parceria com o COREN Sergipe realiza capacitação para os profissionais...

SMS em parceria com o COREN Sergipe realiza capacitação para os profissionais da Enfermagem do município de Socorro

Os profissionais da Atenção Básica recebem diariamente pacientes com casos de feridas, que necessitam de um acompanhamento especializado para que as feridas sejam tratadas de forma correta e cicatrizem o mais rápido possível, para evitar uma maior contaminação. Pensando nisso, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN-SE), realizou na manhã desta segunda-feira, 10, uma capacitação sobre tratamento de feridas, que teve como público-alvo os enfermeiros e técnicos de enfermagem do município de Nossa Senhora do Socorro.

A capacitação teve como objetivo principal reforçar para os profissionais da enfermagem as principais condutas que devem ser adotadas ao receber o paciente portador de ferida na Unidade de Saúde. Além disso, foi destacado as orientações que eles devem passar para os pacientes para que o tratamento seja eficaz.

A apoiadora institucional da Atenção Básica, Tauanny Oliveira, destaca a importância da capacitação e da parceria entre o município e o COREN. “Estamos sempre pensando em formas de capacitar os profissionais, para assim, otimizar a assistência ofertada pelas Unidades de Saúde do município. Analisando os atendimentos e procedimentos realizados nas UBS’s, identificamos que existe uma grande demanda de pacientes com feridas e lesões. Logo entramos em contato com o COREN, que é um grande parceiro, e solicitamos uma capacitação com o intuito de aperfeiçoar o trabalho que já é desenvolvido pelos profissionais”, conclui a apoiadora.

A diretora de cursos e eventos do COREN, Joicy Meneses, explica a escolha do tema. “O tema feridas é muito corrente para a equipe de Enfermagem, além de ser muito importante, porque, por exemplo, a Atenção Básica é o local que mais recebe o maior número de pacientes com feridas e curativos, e o profissional capacitado sabe olhar para o paciente e entender além, pois a ferida não é só a ferida em si, existe um histórico, e o profissional bem treinado, além de saber o curativo certo e a importância de uma limpeza adequada, também sabe que a comorbidade que tem por trás daquela ferida faz com que ela não cicatrize, seja recorrente, e assim, o paciente não melhora. A gente também treina o profissional para que olhe para o meio social do paciente, pois interfere diretamente na questão da saúde”, disse a diretora.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Josafá Mota, Jéssica Ferreira, ressalta que o tema é fundamental e vai ajudar muito no dia a dia de atendimento na UBS. “Eu acho um tema muito importante, tanto para os enfermeiros quanto para os técnicos, pois através dos conhecimentos repassados, nós conseguimos tratar de forma adequada os pacientes. Na UBS que trabalho, a demanda de curativo diário é muito grande, e cada paciente tem características diferentes, o que muda o tipo de cobertura, por isso, é essencial estar capacitado para identificar o tratamento correto para cada paciente”, enfatiza a enfermeira.