Não é só a parte de diversão, cuidados com a saúde, aparência e serviços inerentes ao exercício da cidadania que os socorrenses buscam o Socorro Cidadã, nessa 6ª edição, realizada no conjunto Jardim. Para a dona de casa e revendedora de produtos de beleza, Maria Eliene dos Santos, o evento gera a esperança de optar por uma profissão promissora. Ela veio fazer a inscrição em um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"Como eu já vendo produtos em casa, busco alguma profissão que consiga aliar a isso. Quero fazer o curso de culinária ou corte e costura e isso pode ser uma chance para ajudar em casa, junto com meu marido", disse Maria Eliene.
O Programa é projeto do Governo Federal, atua desde 2010, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e vem atuando com a finalidade de capacitar e qualificar a mão de obra dos cidadãos socorrenses. Além de investir no desenvolvimento econômico da cidade, os alunos inscritos veem uma no curso uma oportunidade de trabalho.
O Pronatec de Socorro oferece cursos na área de gestão, construção civil, têxtil, informática, eletromecânica, turismo, gastronomia, segurança, limpeza, higienização hospitalar, hotelaria, cuidador de idosos, eventos, corte e costura e curso de línguas no idioma espanhol.
Para se inscrever, o interessado tem que ter alguém da família cadastrado no Programa Bolsa Família, ter no mínimo 16 anos e apresentar cópias da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do cartão do Bolsa Família. Se você tem dúvida ou quer mais informações, ligue 2106-7431 ou busque o Socorro Cidadã deste sábado, 22, no conjunto Jardim.