Início Assistência Social Socorrenses recebem certificados do Planseq da Construção Civil

Socorrenses recebem certificados do Planseq da Construção Civil

62
0

Cerca de 14 socorrenses receberam na manhã desta terça-feira, 4, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho, os certificados da conclusão da segunda etapa do Plano Setorial de Qualificação Profissional – Planseq – da Construção Civil. A capacitação aconteceu no período de julho a outubro através de uma parceria entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, o Senai e o Governo do Estado e preparou jovens e adultos do município para atuar no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e do Trabalho, Sílvia Fontes Caldas, que durante a solenidade foi representada pela assistente social, Luzinete Lima, o curso é fundamental para os munícipes. "Esta qualificação é muito importante para os socorrenses, já que lhes proporciona a possibilidade de adquirir uma profissão e a partir daí ter condições para buscar um emprego. Nossa ideia de firmar estas parcerias surgiu da demanda demonstrada pelo próprio mercado local que sofria com a ausência deste tipo de mão de obra", pontuou a também primeira dama.

Ela acrescentou ainda que os cursos são oferecidos constantemente pela pasta que coordena e que serão intensificados a partir do final de outubro, quando a Prefeitura irá inaugurar uma escola profissionalizante. Sílvia Fontes informou que as novas capacitações serão destinadas a diversas áreas e darão espaço também àquelas pessoas que queiram se preparar para trabalhar nas áreas administrativa e de lojas do Shopping Prêmio, inaugurado no último sábado, 1º, no conjunto Marcos Freire I. "Iremos ofertar o curso e, assim que estiverem qualificados, os cidadãos socorrenses serão cadastrados pelo Núcleo de Apoio ao Trabalhador do município – NAT – e serão indicados para empresas que busquem o tipo de atividade que foram preparados para exercer", afirmou.

Para secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Henrique Freitas, a capacitação representa muito para os participantes. "A partir do momento em que resolvem se preparar para aprender uma profissão e concluem este curso, os participantes mostram força de vontade de gerar a sua própria renda, e foi isso que aconteceu com vocês. Parabenizo-os e asseguro que estão à frente de muitos outros profissionais por estarem qualificados e habilitados, boa sorte", destacou.

Os formandos não esconderam a alegria ao receber os certificados. "Não tenho palavras para descrever como estou me sentindo, é muito bom ter a oportunidade de estar apto a desempenhar uma função. Agradeço à Prefeitura de Socorro que através da primeira dama Sílvia Fontes nos fez ingressar neste curso, ao Governo do Estado e ao Senai. A capacitação foi nota dez", ressaltou  José Arnaldo Andrade Bispo, 38, que falou em nome da turma de Nossa Senhora do Socorro.

"Aprendi muitas coisas sobre as quais não tinha a mínima noção e que nunca imaginei como fazer. Estou muito feliz, mesmo a construção civil sendo um mercado voltado para o público masculino, mas sei que agora estou pronta para atuar neste setor. Agradeço à secretária municipal da Assistência Social de Socorro por se preocupar em nos oferecer um curso tão bom e o melhor, de forma gratuita, pois, a maioria com certeza não teria como pagar uma qualificação desta", comentou Rúbia da Silva Santos, 25.

Também participaram da solenidade de certificação a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Bosco Rollemberg, o presidente do Conselho Estadual de Emprego e Renda de Sergipe, Eraldo Pedro dos Santos, além de representantes do Senai – Sistema Nacioanl de Aprendizagem Industrial – e dos Centros de Referência de Assistência Social de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

COMPARTILHAR