Início Cidadão Socorrenses vão às urnas e elegem conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2028

Neste domingo, 1°, os cidadãos de Nossa Senhora do Socorro se dirigiram às urnas para escolher seus representantes para a composição do Conselho Tutelar, órgão autônomo, permanente e não jurisdicional, que integra a administração pública. Todo o pleito foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e os eleitos atuarão no quadriênio 2024-2028. A eleição é de suma importância para a comunidade, pois determina os responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente do município.

O processo de escolha contou com 31 locais de votação espalhados por todo o município. Dos 76 candidatos que estiveram concorrendo, 20 foram eleitos. Para cada distrito são cinco conselheiros. O presidente municipal do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, Aloísio Júnior, reforçou a importância dos conselheiros. “Estamos em um período muito importante para nossa democracia e principalmente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o processo de escolha para membros do conselho tutelar aqueles que atenderam diante das demandas dos nossos jovens e adolescentes”, detalhou Aloísio.

No final do processo de votação foi possível observar um maior número de eleitores mas, apesar do aumento do fluxo de pessoas, a eleição ocorreu sem grandes intercorrências. Marcos Antônio, aposentado e morador de Socorro, foi deixar o seu voto logo cedo. Ele compartilhou sua opinião sobre as eleições. “Eu nunca perdi uma eleição, seja municipal, estadual ou federal, e de conselho tutelar também nunca perdi nenhuma, tenho todos os papeizinhos guardados”, revelou.

Por volta das 17h as urnas foram chegando no Fórum Arthur Oscar de Oliveira Déda, local onde ocorreu a apuração dos votos. Após a conclusão da contagem, foram totalizados 23.689 votos válidos, 37 brancos e 182 votos nulos.

Conforme informado no edital, o processo seguirá algumas etapas até a diplomação dos conselheiros tutelares.

Prazo para recursos contra resultado da Escolha – 06 a 10 de outubro de 2023
Notificação aos eleitos da existência de recurso – 13 de outubro de 2023
Apresentação das defesas – 16 a 18 de outubro de 2023
Análise e decisão sobre o recurso – 20 a 24 de outubro de 2023