Na próxima segunda-feira, 7, o município de Nossa Senhora do Socorro completa 150 anos de Emancipação Política. Para celebrar o momento histórico, a Prefeitura de Socorro programou uma série de atividades. Ao todo, o prefeito Fábio Henrique vai assinar três ordens de serviços para pavimentação, construção de praça e também de ciclovias que vão trazer mais benefícios para qualidade de vida dos socorrenses. Em seguida, para encerrar as comemorações terá missa e a parte festiva com os shows de Gabriel Diniz, Fogo na Saia e Banda Forró Flor da Manhã.
Em virtude do aniversário da cidade, a data é considerada feriado municipal. Em 1575, os portugueses chegaram à região Socorro e encontraram os índios Tupinambás. A cidade ainda não tinha nome e, naquele momento, surgiu uma província que era ligada a Santo Amaro. Depois, em 1832, foi criada a Vila de Laranjeiras, a qual Socorro passou a fazer parte.
Naquela época, o povo socorrense não aceitava a submissão e passou a lutar pela independência. No dia 17 de março, quando houve a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, Socorro passou a fazer parte de Aracaju. Porém, em 7 de julho de 1864 passou a ser uma cidade independente, chamando-se Nossa Senhora do Socorro do Tomar do Contiguiba.
De lá para cá, há exatamente 150 anos os socorrenses consolidam sua identidade como povo, como cidadãos, tornando-se referencial em todo o Estado de Sergipe como município de desenvolvimento constante. Atualmente, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, Socorro possui 160.827 habitantes, numa área de 156.770 km².
Portanto, para comemorar a data, confira a programação completa para o dia 7:
17h30 – Ordem de serviço de Pavimentação da Piabetinha (Ruas: D3, 2, 4, 2A, C2, 4A, além das travessas A e Santo Antônio)
18h30 – Ordem de serviço da primeira etapa da Praça do Marcos Freire III
19h30 – Ordem de serviço da quarta etapa da ciclovia (da rotatória da Igreja do Albano até o final de linha do Marcos Freire III).
Local da assinatura: final de linha em frente à Academia da Saúde
20h – Missa na igreja Matriz
22h – Apresentações musicais com Banda Forró Flor da Manhã, Gabriel Diniz e Fogo na Saia
Local: Praça Getúlio Vargas, na Sede