Início Educação Socorro contra o Aedes: Alunos da rede municipal de ensino percorrem ruas...

Socorro contra o Aedes: Alunos da rede municipal de ensino percorrem ruas do Parque dos Faróis em combate ao mosquito

315
0

Mobilizar os moradores do conjunto Parque dos Faróis para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro, através da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta quinta-feira, 22, uma ação que tem como objetivo envolver os cidadãos socorrenses no combate ao agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O ponto de concentração da ação foi a Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, onde os alunos da unidade e das escolas João Paulo II, Manoel de Jesus, João Vasconcelos, e Tom e Jerry, percorreram as ruas da comunidade distribuindo panfletos e alertando a comunidade sobre os métodos de prevenção. Presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Enock Ribeiro, explicou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município. 

“Nós estamos intensificando os trabalhos, através de mutirões com os agentes de endemias e agentes comunitários, também estamos trabalhando com os estudantes em sala de aula, que levam essas informações para a comunidade porque onde mais encontramos o foco é dentro das residências, a fim de que possamos diminuir os índices da doença no município”, declarou o secretário. 

De acordo com o boletim epidemiológico do Estado, em Socorro, foram notificados até o momento 561 casos. Desses, 417 foram confirmados. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Taciana Albuquerque, a ação na comunidade ocorreu devido ao alto índice de infestação do mosquito de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa). 

Durante a manhã os alunos também receberam explicações acerca do mosquito transmissor através dos agentes e técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e dos profissionais do Nasf. Além disso a Cooperativa Reviravolta esteve nas ruas realizando a coleta de materiais recicláveis e os agentes educadores disseminaram informações acerca da importância da coleta seletiva. “Toda essa mobilização que estamos fazendo no município conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Serviços Urbanos, SMTT, Guarda Municipal e Igreja Universal. Ainda hoje nós iremos realizar mutirões para recuperar casas fechadas no conjunto João Alves, que é o local onde nossos agentes têm mais dificuldades para entrar nas residências”, explicou Taciana. 

Presente na mobilização o gestor municipal fez um apelo à população. “Pedimos o apoio de toda a comunidade que possa se somar com o poder público para que possamos diminuir os casos de dengue no nosso município. Também pedimos que a população tenha o máximo de cuidado com o armazenamento de água e que permitam que os agentes entrem nas residências”, finalizou o prefeito Padre Inaldo. 

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Fátima Silva e Antônio Carlos

COMPARTILHAR