Início Educação Socorro é destaque em audiência pública ao investir 28,6% de seus recursos...

Socorro é destaque em audiência pública ao investir 28,6% de seus recursos próprios em educação

96
0

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Socorro (SEMED) foi apresentado em audiência realizada pelos Ministérios Estadual e Federal

 

Em audiência realizada na manhã desta terça-feira, 12, pelo Ministério Público Estadual e Federal para avaliar o desenvolvimento da educação dos municípios sergipanos, Nossa Senhora do Socorro se destacou ao apresentar o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com destaque para o investimento de 28,6% de recursos próprios realizados na área da educação, quando a constituição exige no mínimo 25%.

Na ocasião, também participaram da audiência representantes dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Laranjeiras. A audiência é resultado do Programa MPEduc, implantado em 2015 através do diagnóstico realizado das redes de educação municipal dos 75 municípios do Estado. Durante o programa, pais, alunos, professores e gestores foram ouvidos e hoje, três anos depois, o Ministério Público está atualizando as informações para que a educação seja discutida, gerando assim soluções para os problemas existentes.

De acordo com o Prefeito de Socorro, Padre Inaldo, o investimento acima do esperado é resultado do plano que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem realizado. “A Educação é uma área que nós temos procurado aperfeiçoar cada vez mais, prova disso foram os investimentos realizados através do nosso próprio recurso na educação do município. Também temos trabalhado no sentido de trazer o aluno de volta para a sala de aula, a fim de que eles se tornem cidadãos de bem”, disse.

Segundo a secretária da Educação, Marieta Barbosa, a nova gestão melhorou diversos setores da educação, que foram herdados de gestões anteriores e afirmou que o ano anterior foi dedicado a organizar o sistema educacional do município. “Mesmo com a crise econômica instaurada no país, em 2017 Socorro investiu 28,6%, garantindo o reajuste do piso dos professores, a utilização de mais de R$1 milhão de recursos próprios para incrementar a merenda escolar, além da reforma e ampliação de algumas unidades escolares, bem como o pagamento em dia dos funcionários, a regularização do transporte escolar e diversas ações pedagógicas ”, detalhou.

Neste ano, a Semed está incrementando os projetos já existentes e realizando a implementação do processo de gestão democrática, que realizará a eleição e formação dos diretores, coordenadores e representantes escolares. Outra ação realizada pela secretaria no ano de 2017 foi o projeto de lei do programa de transferência de recursos do município para que as escolas possam adquirir materiais de consumo e custeio e que estará sendo implementada este ano. A secretária ainda apontou novos projetos para 2018. “Investiremos em novos projetos pedagógicos e na formação dos professores, então daqui pra frente continuaremos trabalhando para conseguir recursos federais para reformar e construir novas escolas”, contou.

Para o professor da Escola Municipal Gentil Daltro, Flávio Nascimento, o encontro se faz necessário para que soluções sejam encontradas para a melhoria da educação. “Esse momento é importante porque se constitui na prática como um mecanismo de verificação para acompanhar o cumprimento dos planos de educação, afinal precisamos visualizar se as metas traçadas estão sendo cumpridas”, disse.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Antônio Carlos

Confira mais fotos:

COMPARTILHAR