Início Meio Ambiente Socorro entrega kits para agricultores no Quissamã

Socorro entrega kits para agricultores no Quissamã

53
0

Com o intuito de incentivar a agricultura familiar no município de Nossa Senhora do Socorro, a administração municipal, em parceria com o Sebrae, BNDES e Fundação Banco do Brasil, entregou 34 kits da Tecnologia Social Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O evento ocorreu no assentamento Quissamã e contou coma presença do prefeito Fábio Henrique, do deputado estadual José Franco, do diretor superintendente do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, secretários municipais e moradores das comunidades beneficiadas.

O kit é composto de mudas frutíferas, sementes de hortaliças, galinhas, galo, bebedouro e comedouro para as aves, entre outros itens. A prefeitura ficou responsável por doar blocos e cimento para a construção da sustentação das caixas d’água. O secretário de Meio Ambiente, Irrigação e Pesca, Manoel Messias Vasconcelos, explica que Socorro sempre corre atrás do que existe de possibilidade para o desenvolvimento das comunidades.

“Descobrimos então em reuniões com o Banco do Brasil, Sebrae e Emdagro que existia o programa Pais e buscamos trazê-los para cá. Procuramos parceiros e encontramos o Sebrae, que deu a capacitação necessária”, conta. A escolha dos produtores foidiversificada entre as comunidades socorrenses. “Tem pessoas daqui do assentamento Quissamã, mas há também da Taboca, da Bita, Lavandeira e Piabeta .É o alavanque para que esse projeto dê certo, porque nessa região temos a terra, os agricultores e água. A Prefeitura de Socorro já trabalhou aqui com a horta comunitária, dando incentivo e com três tratores que fazem a roçagem e aragem”, aponta.

Para o prefeito FábioHenrique, a entrega desse material aos agricultores é um momento de muita alegria. “Estamos hoje voltando aqui ao Quissamã para a entrega desses kits. Já viemos para a entrega de sementes e quando foi celebrada uma parceria entre a Prefeitura de Socorro e o Governo do Estado, que teve como resultado o calçamento de boa parte do povoado.

"Viemos celebrar esse momento e, na oportunidade, queremos agradecer ao Sebrae, pois a parceria é muito importante para a administração, que algumas vezes não consegue sozinha efetuar uma obra. Esse material que está sendo entregue com certeza será muito útil para as famílias de diversas comunidades de Nossa Senhora do Socorro, para que possam desenvolver a sua atividade econômica. Isso é geração de renda. Esperamos que esse momento se repita e novas parcerias aconteçam para que possamos melhorar as condições de vida da nossa população”, destaca.

O diretor superintendente do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, enfatiza que essa parceria com o BNDES e com a Fundação Banco do Brasil é de grande importância para as comunidades. “Aqui no município, o projeto tem parceria também com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Vocês devem aproveitar bem essa oportunidade que estão tendo para obterem o sustento e acréscimo na renda. Vocês contarão com a assessoria do Sebrae para dar sustentabilidade na vida de cada um. Muitas outras pessoas gostariam de estar hoje aqui no lugar de vocês, então desejo que realmente produzam e que possam dele tirar o melhor sustentopossível para que melhorem de vida”, aponta.

O representante do Banco do Brasil, João César, também destacou a satisfação por integrar essa parceria. “Esse kit aumentará a renda de vocês. Em Porto da Folha e Poço Redondo, por exemplo, existem já diversas famílias que foram agraciadas com esse kit e que hoje estão vivendo dessa atividade. O Brasil está buscando cada vez mais incentivar a produção orgânica, pois é um alimento com mais saúde. Vocês estão sendo os pioneiros aqui no município a levarem essa saúde a todos os habitantes. Em nome da Fundação Banco do Brasil, que acreditou nessa nova tecnologia e está levando para todo o país, gostaríamos de agradecer ao Sebrae, à Prefeitura de Socorro, que sempre está presente, e a todas as outras instituições parceiras”, diz.

Depoimentos

O técnico agrícola Juvenal Patrício dos Santos, 40 anos, conta que já esperava essa oportunidade há algum tempo. “Esse material oferecido pelo Sebrae com o empenho da prefeitura vai nos ajudar muito. Agora, vamos tentar produzir sem agredir o meio ambiente”, aponta. Em sua família, 12 pessoas trabalham para produzir para comercialização e consumo próprio. “Produzimos banana, abacaxi, quiabo, entre outros, e a aceitação pelos produtos orgânicos tem sido muito grande”, indica.

Para Mirlene Gonzaga de Oliveira, 25 anos, é uma alegria estar entre os selecionados. “Essa é uma grande oportunidade para que possamos produzir. O valor desse kit é alto e teríamos que trabalhar muito para adquiri-lo. Agora, poderemos melhorar o nosso trabalho e oferecer produtos de qualidade para a sociedade”, diz. Entre os produtos produzidos por ela estão alface, tomate, pimentão, couve, batata, macaxeira e frutas. “Vale muito a pena investir na agricultura orgânica”, recomenda.

O secretário adjunto de Agricultura, Carlos Valério, lembra que a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Educação, comprometeu-se a comprar também o produto para a alimentação escolar. Além disso, os produtores terão espaço na feria de orgânicos para venderem seus produtos. “Estamos ainda negociando uma parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a comercialização desses produtos”, destaca.

Presenças

Também prestigiaram a entrega dos kits os secretários municipais José Menezes, da Administração; Gledson Oliveira, do Planejamento, e Elmo Paixão, da Juventude, além do secretário da Agricultura, Adidelson. O ex-prefeito Tonho da Caixa e o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral, também marcaram presença no evento.

COMPARTILHAR