Início Geral Socorro inicia o ano combatendo a Dengue

Socorro inicia o ano combatendo a Dengue

100
0

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro mostra o seu compromisso com a melhoria da saúde dos socorrenses e reúne agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiros para debater sobre a Dengue. A reunião aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na manhã de segunda, e serviu para alertar os servidores da saúde que lidam direto com a população sobre o combate ao Aedes aegypti. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, enfermeira Maria Cecília Mendonça Araújo, a reunião serviu para mobilizar os profissionais de saúde na lutar contra a Dengue, uma doença grave que assola todo o país e em Socorro não é diferente. “Formamos essa nova equipe, com um diferencial. Os enfermeiros vão oferecer sua colaboração nas notificações internas de casos, sorologia e encaminhamento de pacientes para as Unidades de Saúde. Mesmo tendo um índice de 0,8%, não podemos baixar a guarda, pois só assim poderemos atingir nosso intuito primordial que é minimizar cada vez mais o número de larvas nas residências”, explicou a secretária. 

Foram convocados 265 agentes comunitários de saúde e 137 de endemias do município, além de 36 da FUNASA e 62 enfermeiros que receberam informações sobre como continuar o trabalho. Também foram demonstradas as atuais formas no combate à Dengue, como os tratamentos de eliminação de larvas e de borrifação de rodapés e locais próximos a reservatórios de água. Novas técnicas serão implementadas, como: a aquisição de materiais e veículos, zoneamento de áreas, implantação de uma ouvidoria, inserção de uma equipe de educação continuada, ações integradas com todas as secretarias municipais, reunião com líderes comunitários, apresentações teatrais, treinamento e avaliação dos agentes, criação de um núcleo específico de endemias, coleta de pneus para reciclagem e a mobilização da sociedade com caminhadas, panfletagem e mutirões.

 

INCENTIVO

 

Na ocasião, o prefeito Fábio Henrique pediu a colaboração dos agentes e enfermeiros, bem como ofereceu um incentivo para aqueles que conseguirem 100% de sucesso nas atividades realizadas. “Essa é a primeira reunião que faço como prefeito. Tenham certeza que tenho muito carinho, respeito e admiração pelo trabalho de vocês. Mesmo sabendo do empenho em combater a Dengue, peço a todos mais vontade para visitar as casas e conscientizar a população. Não só para não acumular água, como também para não jogar lixo nas ruas. Os profissionais que cumprirem suas metas de casas visitadas receberão um prêmio como recompensa. Todos nós somos responsáveis por acabar com essa doença, mas vocês são as peças fundamentais para que isso ocorra”, finalizou o prefeito.

COMPARTILHAR