Os novos Conselheiros Tutelares de Nossa Senhora do Socorro, eleitos no pleito realizado em outubro deste ano, estão participando do Curso de Capacitação e Qualificação, iniciado nesta segunda-feira, 13, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e aprimorar as experiências para desenvolver com eficiência as atividades no Conselho Tutelar dos quatro distritos do município.
O curso é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que tem trabalhado em parceria com a Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para aprimorar a política de assistência social voltada ao atendimento das crianças e adolescentes socorrenses. Todos os 20 conselheiros eleitos e os suplentes foram convocados e estão recebendo orientações por meio de um cronograma formado por palestras e rodas de conversas a serem realizadas até o dia 24 de novembro.
O presidente do CMDCA, Aloísio Júnior, ressaltou a importância da capacitação dos novos Conselheiros Tutelares, frisando que essa é uma das principais medidas para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos de forma adequada. “É fundamental que os conselheiros estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, das situações simples às mais complexas, tendo em mente que as crianças e adolescentes são prioridade absoluta, e esse momento é uma oportunidade para que eles possam adquirir novos conhecimentos e habilidades essenciais para o desempenho de suas atribuições”, afirmou o presidente.
A secretária de Assistência Social de Socorro, Aída Santana, também destacou a relevância do curso de capacitação, enfatizando o compromisso da gestão municipal em garantir um atendimento de qualidade para as crianças e adolescentes socorrenses. “Nós sabemos da importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares e estamos trabalhando para oferecer todas as condições necessárias para que eles possam cumprir sua missão com excelência e essa capacitação é um passo importante nesse sentido”, disse a secretária.
Para a juíza da 4ª Vara Cível de Socorro, Márcia Luviseti, que esteve presente na abertura do curso, a formação dos conselheiros é essencial para garantir uma proteção efetiva aos direitos das crianças e adolescentes, especialmente no que diz respeito à prevenção e enfrentamento da violência. “Os Conselheiros Tutelares têm um papel fundamental na rede de proteção da infância e juventude e precisam estar capacitados para identificar e agir diante das situações de vulnerabilidade e violação de direitos. É um trabalho árduo, mas muito gratificante quando percebemos o impacto positivo na vida desses jovens”, declarou a juíza.
Também estiveram presentes, compondo a mesa de abertura do evento, os representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde, Guarda Municipal de Socorro, 5° Batalhão Policia Militar em Nossa Senhora do Socorro, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis, Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina e Comissão em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro.