Representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho e Conselho do Idoso do município de Nossa Senhora do Socorro, participaram nesta quarta-feira, 25, da II Conferência Territorial do Direito do Idoso, realizada na Unidade do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat -, localizada na avenida Tancredo Neves, em Aracaju.
O evento, que teve como objetivo aprimorar a política de atenção ao idoso, foi iniciado com a apresentação do coral Vozes da Sabedoria, da Universidade Federal de Sergipe – UFS -, e contou ainda com a participação de integrantes dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D'Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, Santo Amaro e São Cristóvão.
Abrindo a discussão, cujo tema foi 'O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Melhor', o presidente estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, João Valmir de Souza, destacou a necessidade da implantação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida do idoso, como também, para o envelhecimento com cidadania no Brasil. "Precisamos preparar nossos conselheiros e delegados para a melhor aplicação dos direitos dos idosos em nosso país", disse.
A técnica responsável pelo grupo de convivência Venúzia Franco da Secretaria da Assistência Social de Socorro, Fabiana Torres, considera a conferência importante para os idosos. "É um evento de fundamental importância. Sinto-me lisonjeada em ser porta voz deles nesse encontro que fomenta a articulação e o fortalecimento dos direitos dos idosos, além de promover a sua integração. É muito bom também vê-los participando, dando sugestões e contribuindo na luta por essa conquista", pontua.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ediel Alves, classifica o encontro como essencial. "Essa é um momento bastante importante para os idosos não só de Socorro, mas, de Sergipe, pois, é a oportunidade que temos de apresentar ideias e opiniões para buscar soluções para as dificuldades enfrentadas elas pessoas da terceira idade", afirma.
Maria da Pureza, 63 anos, componente do grupo de convivência Rainha da Paz – Conjunto Jardim – assistido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho, fez questão de participar do evento. "Participei da primeira conferência, hoje estou nessa e estarei em quantas ocorrerem porque gosto e acho importantíssimo conhecer nossos direitos e deveres, porque só assim poderemos buscá-los e cumpri-los", enfatiza.
No decorrer da reunião, foram debatidos assuntos relacionados ao tema, aconteceu ainda trabalhos em grupo, oficinas, plenária final e a escolha de delegados.