Na manhã desta terça-feira, dia 5, a Secretária de Educação de Socorro e Articuladora Municipal, Josevanda Mendonça Franco, realizou a primeira reunião de articulação para a participação do Munícipio no Selo Unicef (2021-2024). O Selo tem como objetivo estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo Unicef, a Gestão assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Dessa forma, será acompanhada durante quatro anos pelas equipes do Unicef e de seus parceiros implementadores, tendo acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e de planos de ação.
Durante os quatros anos desta edição (2021-2024), as equipes do Sistema de Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) de Socorro, participarão de capacitações, receberão bibliografias e suporte técnico da equipe do Unicef e parceiros. Dessa forma, serão capazes de desenvolver um plano de ação, mobilizar a comunidade local para participar das decisões e acompanhar a evolução de indicadores sociais. Ao final, o Unicef avaliará o avanço de cada um dos municípios participantes, anunciando os que serão certificados.
Participaram da reunião os articuladores, Michele Marry, da Assistência Social, Lílian Ramos, da Educação, Izidério Souza, da Saúde, e o Secretário Executivo da articulação, Gabriel Duarte. Na oportunidade, foram alinhadas as próximas etapas para o desenvolvimento das ações norteadoras para a participação no Selo Unicef.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, destaca a importância de realizar a articulação com as demais secretarias, para alcançar um bom resultado durante os quatro anos de atuação no Selo. “Participar da metodologia do Selo Unicef só fortalece o compromisso da Gestão Municipal com a garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Nossa Senhora do Socorro”, enfatiza.