Início Notícias Socorro realiza atividades no dia Mundial de Controle da Hanseníase

Socorro realiza atividades no dia Mundial de Controle da Hanseníase

58
0

A Prefeitura de Socorro, através da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta segunda-feira, 31, uma manhã educativa com a apresentação de uma palestra para a comunidade do Mutirão, no Conjunto João Alves Filho, em virtude do dia Mundial de Controle da Hanseníase. “Todas as unidades de saúde do município estão realizando nesta manhã atividades educativas para informar a população sobre essa doença”, informou a responsável técnica pela Hanseníase e tuberculose da Secretaria da Saúde de Socorro, Rita de Cássia.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maysa Vieira, falou sobre o dia mundial de Controle da Hanseníase. “A prefeitura teve a iniciativa de sensibilizar os profissionais de saúde quanto a responsabilidade de informar as comunidades de como a doença pode ser diagnosticada e tratada. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso, por isso é de extrema importância o paciente tomar os remédios corretamente”, disse.

Ela explica que se alguém de uma residência tiver hanseníase é preciso que todos que moram nela também façam o exame para diagnosticar se tem ou não a doença. “As pessoas precisam ficar sabendo também que uma vez iniciado o tratamento o paciente não transmite mais a doença, agora é preciso seguir o tratamento rigorosamente. Socorro está de parabéns pela iniciativa de fazer esse dia de informação para a população”, falou a responsável técnica pela hanseníase e tuberculose da Secretaria da Saúde do Estado, Daniela Teles.

A diretora da Unidade de Saúde Dr. João Barreto de Souza, do Mutirão, Rita Lima, falou sobre as atividades sobre a hanseníase. “Sempre fazemos atividades educativas para nossa comunidade, que é uma população carente e precisa ficar informada sobre várias doenças. Outro ponto a ser destacado é que a responsável pela doença no estado escolheu nossa comunidade para visitar nesse dia mundial de controle a doença. É um privilégio para todos nós”, disse.

A população aprovou a iniciativa do município. “É de extrema importância que atividades como essa aconteçam, pois as pessoas da comunidade precisam ficar informadas. A prefeitura está de parabéns”, declarou a estudante, Daniele Santos. “Todos nós precisamos de informação e quando o assunto é doença é preciso ficar atenta. A diretora do posto de saúde sempre traz novidades para gente e hoje a enfermeira informou tudo sobre a hanseníase, só não fica informado quem não quiser”, falou a dona de casa, Maria Aparecida.

COMPARTILHAR