Início Assistência Social Socorro realiza capacitação da rede de garantia de direitos da criança e...

Socorro realiza capacitação da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente do município

35
0

Foi iniciada, nesta quinta-feira, 23, a capacitação dos conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais da rede de garantia de direitos de Socorro. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a capacitação tem o objetivo de levar o conhecimento aos agentes da rede. O evento acontece até amanhã, 24, no auditório do Aquários Praia Hotel, situado na Orla de Aracaju.

Com o tema “O Papel do Sistema de Garantia de Direitos Frente a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Contexto Pós Pandêmico”, o curso tem uma carga horária de 16 horas e busca ajudar a rede de apoio no desafio diário enquanto política pública. “Esse evento, aprovado e custeado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, é um evento de suma relevância para a consolidação das políticas voltadas à criança e ao adolescente no município”, explica a secretária de Assitência Social, Michelle Marry.

Segundo o presidente do CMDCA, Aloísio Júnior, a capacitação faz parte do compromisso que o Conselho da Criança e do Adolescente tem de prover o conhecimento necessário para a rede desempenhar bem o trabalho. “A capacitação materializa a prioridade absoluta que está no ECA, criança e adolescente é propriedade absoluta e nós temos que aplicar isso não só na lei mas no dia a dia”, destaca o presidente do CMDCA.

Capacitar e fortalecer as diversas instituições e atores sociais que compõem a rede protetiva de crianças e adolescentes é um compromisso da gestão municipal no combate às violações de direito. “Capacitações como essa fazem com que a gente consiga melhorar o serviço ofertado, pois, já trabalhamos com um olhar atento, mas podemos buscar outros caminhos e melhorar o nosso sistema, porque as nossas crianças precisam de profissionais preparados”, ressalta a coordenadora da Unidade de Acolhimento Irmã Valmira, Slaine Dória.

Para o primeiro dia de capacitação, a palestrante e presidente do CMDCA de Aracaju, Natália Dalto, iniciou o curso com uma discussão voltada ao papel de cada um na proteção dos direitos da criança e do adolescente. O promotor de justiça, Sandro da Costa, prestigiou o evento de abertura e destacou a importância das atividades desenvolvidas pela rede e principalmente quanto aos trabalhos executados nos Conselhos Tutelares de Socorro.

COMPARTILHAR