A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na manhã deste sábado, 27, na praça da juventude Governador Marcelo Déda, no conjunto João Alves, o dia D de Inclusão e Acessibilidade às Pessoas com Deficiência. O evento idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi alusivo ao dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência comemorada no último dia 21.
As pessoas com deficiência do município puderam assistir a palestras com os temas: “Acessibilidade, um direito de todos”, ministrada pela presidente do conselho estadual dos direitos da Pessoa com deficiência, Jane Mare. E “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência”, ministrada pela consultora da Unesco, Daniela Corte Real. Além de apresentações culturais do grupo Samba de Coco São Benedito, da Sede, e do grupo de capoeira “Irmãos Unidos”. Os presentes puderam também, com o apoio da secretaria de saúde, verificar a pressão arterial e participar de uma aula de atividade física.
A secretária da Assistência Social, Iara Maria de Oliveira, representou o prefeito Fábio Henrique e falou sobre a importância de realizar o evento. “A iniciativa do conselho, que faz parte da nossa secretaria, foi muito boa e temos no município e estado muitas pessoas com deficiência, então eles precisam estar incluídos na sociedade. Somos iguais e, este evento vem mostrar isso e nossa intenção é incentivar a inclusão e buscar melhorar as estruturas para o ir e vir das pessoas com deficiência”, disse Iara.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Samuel Fernandes Mota, destacou a volta do conselho municipal. “O evento faz parte do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e está incluso dentro do projeto ‘Viver sem limites’. Em Sergipe, várias cidades realizaram o evento e pela primeira vez estamos fazendo em Nossa Senhora do Socorro. O conselho que estava desativado voltou e vem para unir com as mais de 51 mil pessoas, segundo dados do IBGE, com deficiência no município. Vamos tentar trabalhar unificando as secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação. Nosso objetivo é buscar uma qualidade de vida melhor para essas pessoas”, enfatizou Samuel.
A representante das Organizações das Nações Unidas (Unesco) em Sergipe, Daniela Corte Real, falou da importância do evento. “A grande potencialidade do evento é dar oportunidade a pessoas com deficiência que muitas das vezes ficam em casa e não conseguem exercer os seus direitos a educação, saúde, trabalho, transporte público de qualidade, entre outros. Fico muito feliz da prefeitura se engajar realizando um evento como esse, trazendo de volta o conselho municipal de Socorro”, destacou Daniela.
O bacharel em direito, Claudio Brito, foi um dos fundadores do Conselho municipal de pessoas com deficiência. “Hoje é um dia muito feliz, é comemorado em todo o país e tem um objetivo muito importante para mostrar a população e gestores públicos que estamos fazendo um alerta para mudar nossa realidade. Fui um dos fundadores do conselho municipal e graças a Deus, a Samuel e a prefeitura, o conselho está voltando”, declarou.