A fim de resgatar a tradição das comemorações juninas no município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Cultura (Semcult), vem realizando e apoiando diversos eventos culturais típicos desta época do ano. E na noite da última sexta-feira, 09, Socorro foi palco da Abertura da 9ª Edição do Concurso de Quadrilha “Arrasta Pé”.
O evento, que foi aberto oficialmente com duas apresentações de quadrilhas socorrenses no ginásio de esporte Gilvan Cruz, é um realizado pela Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju e Sergipe (Liquajuse), e este ano recebe o apoio da Prefeitura de Socorro.
“Recebemos o convite para sediar este concurso, que é tão importante para nosso Estado e não poderíamos deixar de abraçar esse evento e auxiliar no que fosse preciso. Cedemos o espaço, a ornamentação, o som, enfim, contribuímos com toda a parte logística para que o evento fosse realizado da melhor forma possível, pois sabemos o quanto é importante aproximar a cultura do tradicional São João dos socorrenses e do público em geral”, afirmou o secretário de Cultura, Natan Reis.
Agradecendo a receptividade da Prefeitura, o presidente da Liquajuse, Sérgio Luiz, falou sobre a importância do concurso. “Realizando um evento desse, a gente valoriza a cultura sergipana e a essência da quadrilha junina. Eu tenho certeza que é muito satisfatório para os que dançam e também para os que vêm prestigiar os quadrilheiros. Normalmente fazemos o concurso em sete lugares diferentes, mas este ano a Prefeitura de Socorro abraçou nosso evento e por isso realizaremos todas as apresentações aqui. Agradeço imensamente pela receptividade e por abrir as portas ao movimento junino sergipano”, declarou.
Para a socorrense Cryslaine Lima, que foi prestigiar o evento, as apresentações emocionaram ao tratar de assuntos tão críticos em nosso cotidiano. “Gostei muito de todas elas, porque trataram de temas muito importantes para serem discutidos e refletidos, como a seca no sertão, a religiosidade e as riquezas do nosso estado, por exemplo. Além disso, achei muito lindo os detalhes das roupas e as coreografias. Com certeza irei prestigiar todos os dias as apresentações”, destacou.
Eliminatórias
Na primeira fase do concurso, que foi iniciada na noite da última sexta-feira, 09, e segue até o próximo domingo, 11, seis quadrilhas se apresentarão por noite. A cada dia, três quadrilhas são classificadas para a semifinal, que ocorrerá nos próximos dias 15, 16 e 17 de junho. Já a grande final, será realizada no dia 18.
Os critérios para avaliar e classificar as quadrilhas são:
- Xote, xaxado e baião;
- Coreografia;
- Desempenho do marcador;
- Harmonia e animação
- Traje e tema.
Na primeira noite, não comparecendo uma quadrilha, as que se apresentaram foram:
- Balanço do Nordeste (Umbaúba);
- Amor Caipira (Capela);
- Flor do Sertão (Poço Verde);
- Asa Branca (Simão Dias);
- Todos em Asa Branca (Estância).
Sendo as classificadas:
1º Asa Branca
2º Balanço do Nordeste
3º Amor Caipira
Confira nossa galeria de fotos em: https://goo.gl/B3EiIu
Fotos: Elison Bomfim