Início Cultura Socorro sedia Encontro de Mobilização e Sensibilização para a Instalação e Qualificação...

Socorro sedia Encontro de Mobilização e Sensibilização para a Instalação e Qualificação de Bibliotecas Públicas

43
0


Com o objetivo de fortalecer as ações dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBP), de contribuir para a instalação e qualificação de bibliotecas públicas em todos os municípios sergipanos, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro sediou o Encontro de Mobilização e Sensibilização para a Instalação e Qualificação de Bibliotecas Públicas. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, e faz parte do ‘Mais Bibliotecas’ do Governo Federal.

Assim como conhecer as realidades específicas e socializar informações sobre os procedimentos para instalação e manutenção de bibliotecas públicas, sensibilizar e mobilizar gestores públicos sobre a importância das bibliotecas para o desenvolvimento dos municípios, promover a articulação de diferentes atores em torno de iniciativas de implantação e qualificação de bibliotecas públicas, o encontro também serviu para vivenciar as experiências de outros municípios como Siriri, Malhador, Moita Bonita, Macambira, Aquidabã, Canindé do São Francisco, Itabi, Pacatauba e Telha.

Segundo o representante do prefeito Fábio Henrique e secretário de Educação, Carlos Cunha, o evento ajuda a contribuir no desenvolvimento do município. “A importância da discussão do tema ‘bibliotecas’ ajuda a fomentar o desenvolvimento e identidade do município e da sociedade. A formação de um povo é toda feita através da leitura”, comentou durante a solenidade de abertura.

Após a abertura, teve a apresentação cultural de capoeira ‘Grupo Irmãos Unidos’ de Nossa Senhora do Socorro. A programação do evento contou com a palestra da coordenadora do Projeto Mais Bibliotecas do Ministério da Cultura de Cida Fernandez, que ratificou o papel do livro em sociedade. “O livro é o primeiro sinal e mais importante avanço da tecnologia. Não há desenvolvimento sem informação, não há informação sem desenvolvimento, não há sociedade sem desenvolvimento”, alertou.  Além disso, a palestra da secretária adjunta Especial de Cultura de Aracaju, a professora Aglaé Fontes D’Avila, que frisou a importância da biblioteca para o desenvolvimento. “O livro é uma paixão. Um pedaço da vida que não deve fazer parte só da biblioteca. Não imagino uma escola que não tenha, pelo menos, uma sala de leitura”, comentou.

Para finalizar o encontro, a oportunidade serviu para criar oportunidades e desafios para instalação e qualificação de bibliotecas públicas municipais com diretrizes e roteiros para a instalação da biblioteca. “Esse evento é importante, principalmente para o Estado de Sergipe, onde tivemos grande contribuintes para a cultura local como Fausto Cardoso, Tobias Barreto, Mario Jorge e, inclusive, Marcelo Déda”, disse o secretário adjunto do Estado da Cultura, Wellington Mangueira.

Plano Nacional do Livro e da Leitura

Criado em 2006 pelos Ministérios de Educação e Cultura, o Plano Nacional do Livro de Leitura apresenta as diretrizes para uma política pública voltada para o livro e a leitura no Brasil e, em particular, à biblioteca e à formação de mediadores.

O plano destaca o papel que essas instâncias assumem no desenvolvimento social e cidadania e nas transformações necessárias para a construção de uma Nação com uma organização social mais justa. Também norteia e garante a unicidade aos programas, projetos e ações de incentivo à leitura, a nível federal, estadual e municipal, constituindo um grande avanço respeito da as sistematicidade, fragmentação e pulverização histórica de essas iniciativas no Brasil.

A iniciativa é que seja construído um amplo debate, desenvolvendo representantes do poder público, terceiro setor e setor privado, tem como princípios: Estado e sociedade devem atuar juntos na construção do Plano; Cultura e Educação devem atuar juntos na missão de formar leitores.

Presenças

Estiveram presentes os secretários de Saúde, Saulo Eloy; de Cultura, Renata Braz; de Educação, Carlos Cunha; de Planejamento, Gledson Oliveira; chefe de gabinete do prefeito, Juarina Lima; vereadores Joel Fontes, Adidelson, secretário adjunto do Estado da Cultura, Wellington Mangueira; secretária adjunta Especial de Cultura de Aracaju, Aglaé Fontes; o diretor da biblioteca do município, Samuel Cunha; Padre Marcos Santos, pároco de Socorro; prefeita de Malhador Elayne de Dedé, representante do deputado estadual Iran Barbosa, George Silva; coordenadora do Sistema de Biblioteca Estadual, Maria Sônia Carvalho; presidente da Associação de Bibliotecas de Sergipe, Cláudia Sanches; e a coordenadora do ‘Mais Bibliotecas’, Cida Fernandez.
 

COMPARTILHAR