No período de 8 a 11 de junho aconteceu em Brasília o II Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, onde o Grupo nacional Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar – GAFCE reuniu técnicos(as) das secretarias de educação para anunciar propostas, discutir ideias, trocar experiências e inspirar-se para o dia-a-dia, onde implementam ações de fortalecimento do Conselho Escolar. E o Município de Socorro fez parte do Encontro com a participação do técnico Agnaldo Pinheiro.
Ele falou da importância de sua participação no Encontro Nacional e o que é o Conselho Escolar. ”O técnico que é integrante do grupo é de extrema importância pelo fato de ficar bem informado, porque para exercer essa função é preciso saber da legislação.
Agnaldo explicou ainda o que é Conselho Escolar. “O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas”, disse.
´´Participamos da Conferência de Educação em Neópolis e contamos nossa experiência adquirida no Encontro Nacional e falamos da importância do município de Socorro ter participado do Encontro. Falamos também da gestão democrática que é formada por alguns componentes básicos: Constituição do Conselho Escolar e elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa”, explicou Agnaldo.
O Secretário Municipal da Educação, Wellington Mangueira, disse que é orgulho de ter tido um técnico no Encontro do Conselho Escolar em Brasília. “É motivo de orgulho que contamos com profissionais de tão elevados conhecimentos, como o Agnaldo Pinheiro. Esses conhecimentos fizeram com que recebêssemos elogios do Ministério de Cultura e Educação, cumprimentando e exaltando profissionais que compõem nosso quadro. A secretaria da Educação e o prefeito agradecem a Agnaldo pela sua contribuição com a educação de Socorro”, destacou.