Início Educação Técnicos da Educação se reúnem para discutir ações

Técnicos da Educação se reúnem para discutir ações

55
0

A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro recebeu na tarde da quinta-feira, 29, representantes da Educação dos municípios de Areia Branca, Graccho Cardoso e Pirambu com o intuito de discutir a elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. Para isso, os participantes assistiram à explanação de uma técnica da Secretaria de Estado da Educação – Seed.

Segundo a técnica Givalda Zuleide Oliveira Amorim, o objetivo da participação da Seed no local é auxiliar os municípios. “A Seed elaborou um projeto que, em parceria com o Ministério da Educação, vai auxiliar os 75 municípios do Estado na reelaboração do PAR. O plano já foi realizado em 2007 e agora as secretarias municipais estão fazendo a revisão. Então, esse encontro faz parte da primeira etapa do projeto, em que estamos orientando os municípios a fazerem o diagnóstico, para repensar pontos importantes e estabelecer metas para melhorar a educação do município, a exemplo do Plano Municipal de Educação, que é um dos principais indicadores do PAR”, explica.

Ela indica que, para isso, são realizadas provocações aos representantes para que eles estimulem discussões internas com a equipe e possam pontuar a atual situação do município. “Estamos orientando em relação ao sistema, mas também estimulamos esses questionamentos. A partir de agora, cada município vai iniciar o processo e nós, da Secretaria de Estado da Educação, ficaremos acompanhando via sistema para ver o que eles estão produzindo. Depois, a gente retorna para discutir e fazer ajustes, se necessário for, para que eles possam finalizar a etapa do diagnóstico do PAR e enviar para Brasília”, diz Givalda.

Este foi o segundo encontro da primeira etapa do projeto. Antes, a Secretaria Estadual já havia atendido particularmente a cada município. De Nossa Senhora do Socorro, participaram do encontro representantes dos comitês mobilizador e executor, que são formados por representantes de diversos setores ligados à Educação municipal. “Há representantes dos pais, de Planejamentoe da própria Educação, entre outros. Todos nos ajudam a implementar as ações que estão no PAR”, explica Maria Edleide Santos Silva.

Para a secretária de Educação de Areia Branca, Josineide Oliveira Alves, que esteve presente no encontro em Socorro, a reunião foi bastante positiva. “Cada município tem suas especificidades, mas quando a gente faz um trabalho como este, em que os municípios podem interagir, há uma facilitação para que possamos melhor elaborar um documento tão importante como o PAR. Foi uma tarde muito proveitosa, pois esses momentos nos abrem um leque de respostas. Fomos bem recebidos aqui no município e agradeço a todos da secretaria”, conclui.

COMPARTILHAR