Quando o assunto é gestão democrática escolar o munícipio de Nossa Senhora do Socorro é referência. Para comemorar os excelentes resultados da implementação desta meta gestores das escolas municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram na tarde desta sexta-feira, 30. O evento aconteceu no Complexo Administrativo e Pedagógico da Educação.
A formação do dispositivo contou com a presença do vice-prefeito, Roberto Wagner Santos de Cruz (Betinho), da secretária municipal de educação, professora Josevanda Mendonça Franco, do vereador, Robson Santos, da representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Sergipe (Sintese), Simone Gama, e das professoras Edilene Oliveira e Berivalda Ramalho.
Na oportunidade, Roberto Wagner Santos de Cruz destacou que para o prefeito, Padre Inaldo, educação é prioridade. “Desde o início da gestão, Nossa Senhora do Socorro conta com investimentos na educação. Como a construção de novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI-Creches), reformas nas unidades de ensino, atenção com os servidores, o reajuste do piso dos professores, entre outras ações”, ressaltou, ao parabenizar o empenho da secretária e de toda sua equipe.
Avanços
Durante o discurso, a secretária também reconheceu o envolvimento e a competência o dos técnicos e professores. De acordo com ela, o trabalho realizado na Rede Municipal de Ensino em Nossa Senhora do Socorro é referência, um modelo a ser seguido pelas outras redes. “Contamos com avanços no cenário educacional, e desempenhamos um trabalho com muita responsabilidade e comprometimento. O caminho é sempre em busca de melhorias e com foco na seguridade e ampliação dos direitos. Reconhecemos que a gestão democrática é parte significativa do sucesso de qualquer rede de ensino”, ressaltou Josevanda Mendonça Franco.
Participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões
A diretora do Departamento de Gestão de Ensino (Degen), Luciana Santos, explicou que a Gestão Democrática atende às metas dos Planos Nacional de Educação (PNE) e Municipal de Educação (PME), metas 18 e 16 respectivamente.
“O grande ganho com a gestão democrática é o maior engajamento dos segmentos da comunidade escolar no cotidiano da escola. Esse sentimento de pertencimento no espaço escolar enriquece as atividades e facilita a resolução de problemas”, apontou Luciana Santos.
A gestão democrática visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos discentes desenvolvendo uma educação pautada no respeito aos direitos humanos, na formação integral dos alunos e na inovação pedagógica.
Para a representante do Sintese, Simone Gama, é visível que neste primeiro ano da gestão democrática a Rede Municipal conta com bons frutos. “Percebemos que existe uma relação horizontal entre todos na escola. Os alunos têm mais voz e vez, os professores dialogam muito mais. A gestão democrática possibilita humanizar as relações e, principalmente, trazer resultados positivos na aprendizagem”, expôs.
Apoio da Semed
Para a coordenadora da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro, Adenoalda de Carvalho Lima, o apoio da Semed é fundamental para a realização de um bom trabalho. “Os técnicos são empenhados e não posso deixar de comentar que a secretária tem um olhar sensível e humano. A professora Josevanda Mendonça Franco reconhece às necessidades de cada unidade de ensino”, declarou.
Presenças
Marcaram presenças no evento o secretário Municipal de Agricultura Irrigação e Pesca, David Lopes Fernandes; assessor do Gabinete do Prefeito, Bruno Henrique; Comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio; ex-vereador, Jó do Sobrado; chefe de Gabinete da Semed, professor Pedro Santana; a secretária Adjunta da Semed, Claúdia Regina Cruz da Silva; a diretora do Departamento de Planejamento Avaliação e Convênios, professora Lilian Ramos e a assessora especial, professora Sandra Rosa Baldin.
Por: Lívia Lessa