Trocar informações e difundir o novo modelo de gestão de resíduos sólidos preconizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse é o objetivo da Oficina de Capacitação para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, iniciado na manhã desta terça-feira, 05, no auditório do Cefet.
O Secretário Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, de Socorro, Manoel Messias Vasconcelos, explicou que o município está adiantado no processo para implantação, do aterro coletivo.
Ele lembrou que o assunto vem sendo discutido juntamente os municípios da Região Metropolitana de Aracaju, composto também pela Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, e Socorro. Acrescentou que a iniciativa dos municípios se deve, ao fato de serem populosos, e produzirem muito lixo. “Daí a importância da destinação dos resíduos sólidos ser discutido de forma integrada”, comentou.
Durante o curso a consultora do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora da oficina, Téia Magalhães defendeu a criação de consórcios cujo órgão técnico gestor venha gerir, efetivamente, todos os municípios da região e não apenas os maiores. Ela advertiu que a lei dos consórcios, apesar de propor uma questão voluntária, está conduzindo os municípios a se agruparem em prol da causa.
A oficina segue até a próxima quinta-feira, 07, o evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Ao final será elaborado o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.