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Trabalho realizado por grupo formado por técnicos da Semed incentiva o hábito da leitura

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O mês de abril conta com datas alusivas ao incentivo à leitura: Dia Internacional do Livro Infantil, 2; o Dia Estadual do Livro, 7; o dia Nacional do Livro Infantil, 18; e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, 23. Para celebrar as datas e as ações de fomento ao hábito da leitura, o Grupo “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo”, inicia as atividades nas unidades de ensino da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

O “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” é formado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As apresentações contam com leitura, contação de história, música, dança, diversão e muito aprendizado.

A coordenadora do grupo, Fátima Beatriz Colares, informa que o retorno às atividades, neste mês de abril, conta com a apresentação “O que tem dentro de um livro”. De acordo com ela, com apenas um ano de existência o “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” já é referência quando o assunto é incentivo ao hábito da leitura. “Eu sou professora da rede municipal de ensino e já atuo com contação de história há mais de 15 anos. Em 2018, a secretária de educação, na época era a professora Marieta Barbosa Oliveira, me convidou para realizar este trabalho na Semed com o intuito de incentivar o hábito da leitura de forma lúdica”, relembra.

Tecendo História no Lugar Onde Vivo

O projeto “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” foi pensado com o objetivo de incentivar a leitura por meio da contação de histórias e mediação de leitura. O grupo iniciou suas atividades em fevereiro de 2018 fazendo visitas às escolas do município de Nossa Senhora do Socorro.

“A escola além de ensino, faz educação e por meio deste trabalho do ‘Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo’, ou seja, dos grupos que utilizam recursos de natureza pedagógica, podemos alcançar canais de aprendizagem e colaborar na obtenção de conhecimento dos alunos. Combinar a arte com educação é aguçar sentidos. Sendo assim, essa junção é importantíssima para a formação das crianças e adolescentes”, elogia a secretária de educação, professora Josevanda Mendonça Franco.

Importância da contação de histórias

“A forma lúdica de apresentar o livro desperta o interesse pela leitura. Dessa maneira, há um enriquecimento do vocabulário e incentiva a criatividade dos alunos. Como educadores devemos reconhecer a importância de utilizarmos a oralidade como raiz de toda uma cultura. Uma árvore sem raiz ela não sobrevive e ao fazermos essa analogia percebemos, assim, como a raiz, a contação de história deve ser preservada” explica Fátima Beatriz Colares.

Para Júlia Caianara, o trabalho do grupo colabora no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com ela, com apenas um ano de atuação “Tecendo Histórias no Local Onde Vivo” já ganhou visibilidade. “No ano passado nos apresentamos em todas as escolas que ofertam o Ensino Fundamental Menor. Por intermédio da contação de história, teatro, música existe um incentivo para que as crianças tenham contato com o livro e todo este universo da leitura. Muitas vezes fortalecemos o trabalho que já é realizado na unidade de ensino”, afirma, ao comentar que o apoio dos técnicos e da secretária é fundamental.

Compartilhando de mesma opinião, Marzio Cardoso, ressalta que a arte é um meio que colabora para a formação das crianças e adolescentes. “A música faz com que o conteúdo do livro ganhe movimento na imaginação dos alunos. Além disso, ajuda a desenvolver as habilidades dos estudantes. Realizamos oficinas com os pais e também com os docentes”, destaca, ao informar que com o projeto muitos professores também descobriram que são excelentes contadores de histórias.

Comunidade Escolar elogia a iniciativa

A diretora da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no Povoado Sobrado, Ana Vieira, parabeniza a atuação do grupo. “A criança aprende de forma lúdica e essa atividade do ‘Tecendo História no Lugar Onde Vivo’ fortalece ainda mais o trabalho realizado nesta unidade de ensino”, observa.

A pequena Anny Gabriele dos Santos Boaventura, aluna do 3° ano da Escola Municipal Santa Terezinha, não disfarçava a empolgação ao comentar o quanto gostou da apresentação do grupo. “A atividade foi muito legal, pois teve muitas histórias e músicas. Eu amo música”, disse.

Já Wesley de Jesus Santos, aluno do 3° ano da Escola Municipal Santa Terezinha, comentou que espera que o grupo visite mais vezes a sua escola. “Gostei muito da apresentação. Quero dedicar mais tempo da vida ao hábito da leitura”, finaliza.

 

Por: Lívia Lessa

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