Início Assistência Social Usuários da Tenda Cultural recebem alimentação de qualidade e supervisionada por nutricionista

Usuários da Tenda Cultural recebem alimentação de qualidade e supervisionada por nutricionista

73
0

Os mais de 350 usuários do Serviço de Convivência, Tenda Cultural, localizada no Conjunto João Alves, estão passando frequentemente por acompanhamentos com nutricionista, para que as refeições sejam montadas de acordo com o quadro nutricional adequado para as crianças e jovens.

De acordo com a nutricionista, Andreza Araújo, responsável pela realização deste trabalho, a refeição que os usuários fazem na Tenda, em alguns casos, é mais completa que em casa. “Essa refeição é principalmente para repor os nutrientes que essas crianças precisam e também porque sabemos que muitos só fazem essa refeição completa aqui, durante as atividades. Com isso, nós servimos refeição em alguns dias e em outros dias, lanches mais simples”, conta.

As refeições são sempre compostas por carboidratos, leguminosas, proteínas e frutas. “Oferecemos arroz ou macarrão, feijão, algum tipo de carne ou frango e a sobremesa, que pode ser uma fruta ou suco. Sempre na quantidade necessária de nutrientes que essas crianças e jovens necessitam para manter uma dieta balanceada”, explica a nutricionista.

Além de servir o lanche a esses usuários, que são crianças, jovens e idosos, estão sendo realizadas avaliações antropométricas. “Em alguns idosos, durante a aferição de pressão e glicemia, encontramos irregularidades, através da constatação de números elevados desses valores. Alguns deles já são hipertensos e diabéticos e nós estamos conseguindo reduzir as taxas, devido a oferta de uma alimentação mais saudável servida na tenda e do acompanhamento nutricional, para que em casa eles também optem por opções mais sadias”, desta Andreza.

João Marcos Melo, 12 anos, é um dos jovens que desfruta dos serviços da Tenda Cultural e admite que as refeições são de qualidade. “Gosto muito de comer aqui, principalmente porque os alimentos são preparados por uma equipe com ajuda da nutricionista. Eles sempre nos dão um lanche muito saudável e que todos ficam satisfeitos, até pedem pra repetir. Eu não gostava muito, mas agora prefiro comer desse jeito, porque é gostoso e faz bem”, afirma.

Já o Samuel Dias, 13 anos, está levando para casa o que aprende na Tenda, sobre alimentação saudável. “As refeições são servidas sempre com a quantidade correta de sal e de açúcar, os sucos sempre feitos da fruta. Eu levo o que eu aprendo aqui para dentro da minha casa e para o colégio e tento me alimentar da maneira mais saudável possível com a ajuda dos meus pais”, revela.

COMPARTILHAR