Início Finanças Vereadores de Socorro aprovam pagamento de piso a professores

Vereadores de Socorro aprovam pagamento de piso a professores

57
0

Em uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro, ocorrida na tarde da última quinta-feira, 21, foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do Executivo municipal que indica o pagamento do piso salarial para os professores. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para parabenizar a atitude do prefeito Fábio Henrique e o comportamento da categoria durante a negociação.

Segundo o acordo fechado na semana passada entre a prefeitura e a categoria, através do Sindicato dos Professores do Estado de Sergipe – Sintese –, será pago o piso nacional com o reajuste de 15,87%, ficando em R$ 1.187, 08. A proposta dos professores refere-se à Lei 11.738/2008, que institui o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

A votação teve início por volta das 16h, quando foram apresentados os projetos que estavam na pauta. Após ser exposta a proposta de pagamento do piso aos professores municipais, alguns vereadores pediram a palavra para parabenizar a forma como se deu a negociação.

“Gostaria de parabenizar a categoria pela luta e pelo comportamento que tiveram durante esse processo, para que se chegasse a essa negociação. E parabenizar também o prefeito Fábio Henrique e em especial ao secretário da Fazenda, Carlos Américo, ao secretário de educação, Wellington Mangueira, e ao procurador do município, Carlos Krauss, que estiveram engajados na luta para se chegar a essa conquista”, ressaltou o vereador Carlos Cunha.

O vereador Aldon Silva lembrou que essa decisão foi um avanço para os professores. “Quero parabenizar a administração municipal pela sensibilidade em negociar com os professores e a eles pela conquista. A gente sabe que ainda é muito pouco para o papel importante do educador na sociedade, mas já é uma conquista”, opina.

Já o vereador Genilson enfatizou o papel dos professores para o futuro do país. “Agradeço ao prefeito Fábio Henrique, ao secretário Carlos Américo e ao sindicato pela negociação do salário dos professores, pois são os educadores que transformam as crianças no nosso futuro. Parabéns pelo bom senso. E que no próximo ano, se possível, melhore muito mais”, aponta.

Para o vereador Arisvaldo Rodrigues, é importante ressaltar o diálogo estabelecido entre as partes. “Parabenizo o prefeito e os professores. Chegamos à conclusão que para obter um bom resultado é importante o diálogo”, enfatiza.

A vereadora Terezinha Félix também parabenizou a todos pela decisão. “Os professores estão de parabéns. Estamos (vereadores) em férias, mas viemos por uma causa justa. Que vocês se empenhem cada vez mais no desenvolvimento do trabalho de vocês. Parabéns também ao prefeito Fábio Henrique, que teve a sensibilidade de decidir o que foi melhor para todos”, diz.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Maria da Conceição, a votação transcorreu dentro da normalidade. “Isso já era esperado, pois o prefeito Fábio Henrique sempre se mostrou muito sensível à classe dos professores, até porque a mãe dele é professora”, destaca.

O diretor-executivo para Assuntos de Bases Municipais do Sintese, Erineto Vieira dos Santos, indica que os professores entendem que a revisão do piso salarial em 15,87% para todos os professores é um avanço da categoria. Ele enfatiza que o resultado foi possível graças à luta da classe, mas lembra que recebeu apoio dos vereadores e empenho por parte dos secretários municipais de Educação, Wellington Mangueira, e da Fazenda, Carlos Américo, que intermediaram a negociação.

“A revisão do salário aprovada na Câmara de Vereadores vem solucionar um problema dos professores do município. De fato, hoje os professores de Socorro saem contentes. Entendemos que nós conseguimos e avançamos graças à luta dos professores, mas não podemos deixar de lembrar a força que tivemos dos vereadores e dos dois secretários”, finaliza

COMPARTILHAR