A secretária da Saúde, Maria Cecília Mendonça, apresentou na manhã desta terça-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Socorro, a estratégia de trabalho e as ações da administração municipal no combate a dengue. A apresentação foi em atendimento ao requerimento feito pelo vereador Vagnerrogeris Lima de Oliveira.
Entre os pontos apresentados foi destacado que o controle permanente da infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, é realizado através de atividades de mutirões de limpeza, mobilização comunitária, com palestras educativas e apresentações teatrais. Planfetagem nas feiras livres, participações em atividades externas. O trabalho também conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Obras, Assistência social e Comunicação.
Maria Cecília informou que o trabalho das equipes de endemias atua nas seguintes vertentes: visita domiciliar, levantamento de índice de infestação predial, tratamento focal e destruição dos criadouros das larvas do mosquito. Uma apresentação feita através de um retroprojetor, comparou dados estatísticos, relativo à incidência dos casos de dengue, notificados no município entre o período de janeiro de 2007 até abril de 2009.
Outro dado importante foi relativo ao trabalho realizado pelos agentes de endemias. De acordo com dados coletados de março a abril, deste ano, já foram inspecionados 47.289 imóveis, destes, foram tratados 34.111 imóveis. Aproveitando a ocasião, a secretária, chamou a atenção para o número de residências fechadas, que no mesmo período somou 7.854.
“A população tem nos ajudado nesse trabalho de combate ao mosquito. Mas ainda precisamos da cooperação das pessoas que não aceitam que os agentes entrem em suas casas”, advertiu a secretaria de Saúde, Maria Cecília.
Debates – Após a explanação da secretária, os vereadores deram início ao debate fazendo questionamentos relativos às formas de tratamento, o acolhimentos das pessoas infectadas, os exames disponibilizados pela prefeitura, e os dados relacionados com as vitimas da dengue. A secretaria Maria Cecília respondeu aos parlamentares, reafirmando a estratégia de trabalho da prefeitura, no combate ao mosquito Aedes Aegypti e de atendimento a população. Por fim os vereadores elogiaram o trabalho realizado pela secretária de Saúde, nos últimos quatro meses.
A apresentação foi acompanhada pelos vereadores do município, pelas coordenadoras de Vigilância Epidemiológica, Rita Perete, da Vigilância Sanitária, Clauderci Dantas Barbosa. Além de assessores parlamentares e o público presente a galeria da Câmara de Vereadores.